About Base

A Edubase é uma base de dados de artigos de periódicos em Educação, Biblioteconomia, Ciência da Informação e Áreas. Criada em setembro de 1994, foi desenvolvida pelo bibliotecário Gildenir Carolino Santos, que atuava na Biblioteca da Faculdade de Educação da UNICAMP, almejando indexar os trabalhos pertencentes ao acervo desta biblioteca. Em abril de 2015, a Edubase passa a ser gerenciada pelo Sistema de Bibliotecas da UNICAMP (SBU), diretamente pelo Portal de Periódicos Eletrônicos Científicos (PPEC).

Com o passar do tempo, viu-se que a Edubase poderia se tornar um canal maior para indexação dos periódicos interessados em ingressar no projeto, e desde então, atua com a indexação de mais de 60 títulos de periódicos correntes, sendo que desde o início, possuía em sua base de dados em torno de 108 títulos de periódicos, mas muitos foram descredenciados, por justamente não manterem atualizadas as indexações, além de trabalhos acadêmicos que foram excluídos.

Historicamente, a Edubase foi desenvolvida em ambiente DOS, por meio do software Micro CDS/ISIS da UNESCO.

A partir de 2001, adota o WWWISIS, e em 2013, foi migrada para a plataforma também Web pelo software ABCD Library. Em 2020, dá-se início a uma nova mudança, e a Edubase adota para sua estrutura o software DSpace, permitindo a interoperabilidade com outros sistemas, e a facilidade de operar com os dados de intercâmbios do OJS – Open Journal System, dos periódicos que utilizam essa plataforma de gestão.

A proposta da Edubase é indexar unicamente periódicos pertencentes ao movimento do acesso aberto, não se cobrando taxas para indexação, e muito menos ser um indicador de impacto dos títulos aderidos à base.

Por meio da nova plataforma (DSpace), poderemos ter um sistema com a padronização dos assuntos indexados, pois está sendo disponibilizado o Vocabulário Controlado de Educação e Áreas Afins (VOCEA), que permitirá informar tanto o artigo em português ou em inglês padronizados. O formato de citação no DSpace seguirá às normas de referências da ABNT, por meio da norma NBR6023/2018. Isso facilitará muito o trabalho do editor ou autor, na busca dos assuntos para os seus trabalhos.

"O DSpace é o software preferido para organizações acadêmicas, sem fins lucrativos e comerciais que criam repositórios digitais abertos. É gratuito e fácil de instalar 'pronto para usar' e totalmente personalizável para atender às necessidades de qualquer organização." (DSPACE, 2021; tradução nossa).

A partir dessa mudança para a nova plataforma, por meio da indexação intercambiável com os títulos credenciados na Edubase, poderemos agilizar as indexações, e garantir ao editor a visibilidade de seus metadados de forma padronizada.

A EDUBASE é registra no Centro Brasileiro do ISSN sob o número ISSN 1518-6385, e indexada no Latindex e UlrichsWeb .