Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8819
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: MORAES, Caroline Ponce de
PERES, Rodrigo Tosta
BARBOSA, Tereza Serrano
PEDREIRA, Carlos Eduardo
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0003-1564-7467
http://orcid.org/0000-0002-6518-8265
http://orcid.org/0000-0003-0977-5921
http://orcid.org/0000-0002-9312-4023
Title: Efeito escola a partir de indicadores educacionais: análise entre escolas públicas e privadas no ENEM
metadata.dc.terms.title: Meta: Avaliação
metadata.dc.terms.source: Rio de Janeiro
14
42
jan./mar.
metadata.dc.format.medium: 67- 93
Issue Date: 2022
ISSN: 2175-2753
metadata.dc.language: pt
Abstract: Neste artigo analisou-se a relação entre os indicadores educacionais e o desempenho em matemática de alunos de escolas públicas e privadas no Exame Nacional do Ensino Médio. Utilizou-se uma modelagem multinível com indicadores no nível da escola, a fim de medir o efeito no desempenho, além de fazer comparações descritivas por dependência administrativa. Os modelos ajustados foram controlados por variáveis da família e individuais no nível aluno. Encontrou-se que o efeito escola foi de 13% para as escolas privadas e 9% para as públicas, o que indica que os fatores que independem das ações pedagógicas e de gestão da escola têm uma grande contribuição no desempenho, tanto para os estudantes de escolas privadas quanto os de escolas públicas.

This article analyzes the relationship between educational indicators and the performance in Mathematics of students from public and private schools in the National High School Exam. A multilevel modeling with school-level indicators was used to measure the effect on performance, in addition to making descriptive comparisons by administrative dependence. The fitted models were controlled for family and individual variables at the student level. It was found that the school effect was 13% for private schools and 9% for public schools, which indicates that factors that are independent of pedagogical actions and school management have a great contribution in the performance, for both private and public school students.

Este artículo analiza la relación entre los indicadores educativos y el desempeño en Matemáticas de los estudiantes de escuelas públicas y privadas en el Examen Nacional de Escuela Secundaria. Se utilizó un modelo multinivel con indicadores a nivel escolar para medir el efecto sobre el desempeño, además de realizar comparaciones descriptivas por dependencia administrativa. Los modelos ajustados fueron controlados por variables familiares e individuales a nivel de estudiante. Se encontró que el efecto escuela fue de 13% para las escuelas privadas y 9% para las públicas, lo que indica que factores que son independientes de las acciones pedagógicas y de la gestión escolar tienen un gran aporte en el desempeño, tanto para estudiantes de escuelas privadas y públicas.
Keywords: Efeito escola
Indicadores educacionais
Modelo multinível
ENEM
School effect
Educational indicators
Multilevel model
ENEM
Efecto escuela
Indicadores educativos
Modelo multinivel
ENEM
Citation: MORAES, Caroline Ponce de; PERES, Rodrigo Tosta; BARBOSA, Tereza Serrano; PEDREIRA, Carlos Eduardo. Efeito escola a partir de indicadores educacionais: análise entre escolas públicas e privadas no ENEM. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 42, p. 67- 93, jan/mar. 2022. http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i42.3625. Disponível em: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/135. Acesso em: 2023-02-07
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v14i42.3625
metadata.dc.identifier.url: https://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/issue/view/135
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Meta : Avaliação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.