Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8603
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGONÇALVES, Josiane Peres
dc.creatorBENITEZ, Maria Cristina de Sousa
dc.date.accessioned2022-11-29T20:16:55Z-
dc.date.available2022-11-29T20:16:55Z-
dc.date.issued2023
dc.identifier.citationGONÇALVES, Josiane Peres; BENITEZ, Maria Cristina de Sousa. A (in)existência de estudantes do gênero masculino no curso de pedagogia por que eles desistem?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, p. e023003. 2023. https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8661264. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661264. Acesso em: 2022-11-29
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8603-
dc.description.abstractA pesquisa trata da evasão acadêmica de homens no curso de graduação em Pedagogia do Campus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNV/UFMS) e visa identificar as principais razões que motivaram estudantes do gênero masculino a ingressar e desistir do referido curso. Após fazer o levantamento do número de homens ingressantes, desistentes e concluintes do curso pesquisado, foram identificados três dos desistentes e gravadas entrevistas individualizadas. Compreende-se que a dificuldade de conciliar o curso superior com o trabalho, o desconhecimento sobre a formação do pedagogo e a baixa remuneração da profissão docente são fatores que interferem na desistência de discentes do sexo masculino do curso de Pedagogia do CPNV/UFMS.pt_BR
dc.description.abstractThe research deals with the academic circumvention of men in the undergraduate course in Pedagogy of the Campus of Naviraí of the Federal University of Mato Grosso do Sul (CPNV/UFMS) and aims to identify the main reasons that motivated male students to enter and to withdraw from said course . After surveying the number of entering, dropping and finishing students of the course studied, three of the dropouts and recorded individualized interviews were identified. It is understood that the difficulty of reconciling the higher education with work, the lack of knowledge about the education of the pedagogue and the low remuneration of the teaching profession are factors that interfere in the dropping of male students of the course of Pedagogy of the CPNV/UFMS.en_US
dc.description.abstractLa investigación aborda el abandono académico de los hombres en el programa de pregrado en Pedagogía del Campus de Naviraí de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (CPNV / UFMS) y tiene como objetivo identificar las principales razones que motivaron a los estudiantes varones a unirse y abandonar. ese curso Después de encuestar el número de estudiantes de primer año, abandonos y graduados del curso investigado, se identificaron tres de los abandonos y se grabaron entrevistas individuales. Se entiende que la dificultad de conciliar la educación superior con el trabajo, la falta de conocimiento sobre la educación del pedagogo y la baja remuneración de la profesión docente son factores que interfieren con el abandono de los estudiantes varones del curso de pedagogía CPNV / UFMS.es_ES
dc.format.mediume023003
dc.languageptpt_BR
dc.subjectProfissionais da educaçãopt_BR
dc.subjectCarreira do magistériopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectEducation professionalsen_US
dc.subjectTeaching careeren_US
dc.subjectTeachingen_US
dc.subjectProfesionales de la educaciónes_ES
dc.subjectCarrera docentees_ES
dc.subjectEnseñandoes_ES
dc.subject.classificationNivel teórico
dc.titleA (in)existência de estudantes do gênero masculino no curso de pedagogia por que eles desistem?
dc.typeArtigos
dc.terms.sourceCampinas, SP
dc.terms.source9
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8661264
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-7005-849X
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9047-7704
dc.identifier.urlhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661264
dc.terms.titleRevista Internacional de Educação Superior
Appears in Collections:Revista Internacional de Educação Superior (RIESup)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.