Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8603
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: GONÇALVES, Josiane Peres
BENITEZ, Maria Cristina de Sousa
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0002-7005-849X
https://orcid.org/0000-0002-9047-7704
Title: A (in)existência de estudantes do gênero masculino no curso de pedagogia por que eles desistem?
metadata.dc.terms.title: Revista Internacional de Educação Superior
metadata.dc.terms.source: Campinas, SP
9
metadata.dc.format.medium: e023003
Issue Date: 2023
metadata.dc.language: pt
Abstract: A pesquisa trata da evasão acadêmica de homens no curso de graduação em Pedagogia do Campus de Naviraí da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (CPNV/UFMS) e visa identificar as principais razões que motivaram estudantes do gênero masculino a ingressar e desistir do referido curso. Após fazer o levantamento do número de homens ingressantes, desistentes e concluintes do curso pesquisado, foram identificados três dos desistentes e gravadas entrevistas individualizadas. Compreende-se que a dificuldade de conciliar o curso superior com o trabalho, o desconhecimento sobre a formação do pedagogo e a baixa remuneração da profissão docente são fatores que interferem na desistência de discentes do sexo masculino do curso de Pedagogia do CPNV/UFMS.

The research deals with the academic circumvention of men in the undergraduate course in Pedagogy of the Campus of Naviraí of the Federal University of Mato Grosso do Sul (CPNV/UFMS) and aims to identify the main reasons that motivated male students to enter and to withdraw from said course . After surveying the number of entering, dropping and finishing students of the course studied, three of the dropouts and recorded individualized interviews were identified. It is understood that the difficulty of reconciling the higher education with work, the lack of knowledge about the education of the pedagogue and the low remuneration of the teaching profession are factors that interfere in the dropping of male students of the course of Pedagogy of the CPNV/UFMS.

La investigación aborda el abandono académico de los hombres en el programa de pregrado en Pedagogía del Campus de Naviraí de la Universidad Federal de Mato Grosso do Sul (CPNV / UFMS) y tiene como objetivo identificar las principales razones que motivaron a los estudiantes varones a unirse y abandonar. ese curso Después de encuestar el número de estudiantes de primer año, abandonos y graduados del curso investigado, se identificaron tres de los abandonos y se grabaron entrevistas individuales. Se entiende que la dificultad de conciliar la educación superior con el trabajo, la falta de conocimiento sobre la educación del pedagogo y la baja remuneración de la profesión docente son factores que interfieren con el abandono de los estudiantes varones del curso de pedagogía CPNV / UFMS.
Keywords: Profissionais da educação
Carreira do magistério
Docência
Education professionals
Teaching career
Teaching
Profesionales de la educación
Carrera docente
Enseñando
Citation: GONÇALVES, Josiane Peres; BENITEZ, Maria Cristina de Sousa. A (in)existência de estudantes do gênero masculino no curso de pedagogia por que eles desistem?. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, p. e023003. 2023. https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8661264. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661264. Acesso em: 2022-11-29
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8661264
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8661264
metadata.dc.subject.classification: Nivel teórico
Appears in Collections:Revista Internacional de Educação Superior (RIESup)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.