Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8586
metadata.dc.type: | Artigos |
metadata.dc.creator: | LACERDA, Cecília Rosa GUERREIRO, Marlene Gomes |
metadata.dc.creator.orcid: | https://orcid.org/0000-0002-6798-4193 https://orcid.org/0000-0001-6821-5209 |
Title: | Aprendizagem significativa estudo sobre a visão dos professores no ensino superior |
metadata.dc.terms.title: | Revista Internacional de Educação Superior |
metadata.dc.terms.source: | Campinas, SP 9 |
metadata.dc.format.medium: | e023036 |
Issue Date: | 2023 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | Este trabalho é resultado de uma pesquisa que teve como objetivo analisar as visões de professores sobre a aprendizagem significativa no ensino superior e sua mobilização para este propósito. Buscou-se também, identificar a visão dos professores sobre aprendizagem significativa; verificar as estratégias utilizadas pelos docentes para mobilizar a aprendizagem significativa; e diagnosticar as dificuldades e deliberações dos docentes nesse processo. A investigação consistiu em uma abordagem qualitativa, tendo, como procedimentos metodológicos, estudo bibliográfico e realização de entrevistas semiestruturadas com professores da educação superior. O contexto do estudo foi um Centro Universitário situado no Sertão Central do Ceará, com professores do curso de psicologia. A análise se desenvolveu por meio da percepção docente acerca do uso das metodologias ativas na educação superior, bem como apontando as dificuldades e desafios ao trabalhar estratégias que valorizam e estimulam a relação entre teoria e prática. Os resultados da investigação indicaram que a visão dos docentes sobre a aprendizagem significativa, refere-se ao conceito atribuída por Ausubel (1982) em relação à compreensão sobre a aprendizagem significativa, em que reconhecem a importância da interação dos conhecimentos prévios com os conhecimentos reelaborados no cotidiano da sala de aula. O aprendizado é considerado significativo quando expressa uma prática refletida, capaz de modificar a percepção do estudante em relação aos saberes sistematizados e reconstruídos. This paper is the result of a research that aimed to analyze the visions of teachers about significant learning in higher education and their mobilization for this purpose. It also sought to identify teachers' views on significant learning; to verify the strategies used by teachers to mobilize significant learning; and to diagnose teachers' difficulties and deliberations in this process. The research consisted of a qualitative approach, with, as methodological procedures, bibliographic study and semi-structured interviews with higher education teachers. The context of the study was a University Center located in the Central Sertão of Ceará, with professors of the psychology course. The analysis was developed through the teachers' perception about the use of active methodologies in higher education, as well as pointing out the difficulties and challenges when working on strategies that value and stimulate the relationship between theory and practice. The research results indicated that the teachers' view on significant learning refers to the concept attributed by Ausubel (1982) regarding the understanding of significant learning, in which they recognize the importance of the interaction of prior knowledge with the knowledge re-elaborated in the daily life of the classroom. The learning is considered significant when it expresses a reflected practice, capable of modifying the student's perception in relation to the systematized and reconstructed knowledge. Este trabajo es resultado de una investigación que tuvo como objetivo analizar las visiones de profesores acerca del aprendizaje significativo en la Enseñanza Superior y su movilización hacia esa finalidad. También se ha buscado identificar la visión de los profesores acerca del aprendizaje significativo; verificar las estrategias utilizadas por los docentes para movilizar el aprendizaje significativo; y diagnosticar las dificultades y deliberaciones de los docentes en ese proceso. La investigación consistió en un abordaje cualitativo, teniendo, como procedimientos metodológicos, el estudio bibliográfico y la realización de entrevistas semiestructuradas con profesores de la educación superior. El contexto del estudio ha sido un Centro Universitario ubicado en la zona rural central de Ceará, con profesores del curso de psicología. El análisis se desarrolló por medio de la percepción docente acerca del uso de las metodologías activas en la educación superior, así como apuntando las dificultades y el desafío de trabajar con estrategias que valoran y estimulan la relación entre teoría y práctica. Los resultados de la investigación apuntan que la visión de los docentes acerca del aprendizaje significativo se refiere al concepto atribuido por Ausubel (1982), en relación con la comprensión sobre el aprendizaje significativo, en lo que se reconoce la importancia de la interacción de los conocimientos previos con los conocimientos que son reelaborados en el cotidiano del aula de clase. El aprendizaje es considerado significativo cuando expresa una práctica reflejada, capaz de cambiar la percepción del estudiante en relación con los saberes sistematizados y reconstruidos. |
Keywords: | Aprendizagem significativa Docência Ensino superior Ensino-aprendizagem Mainningful learning Teaching Higher education Learning process Aprendizaje significativa Docencia Enseñanza superior Proceso de aprendizaje |
Citation: | LACERDA, Cecília Rosa; GUERREIRO, Marlene Gomes. Aprendizagem significativa estudo sobre a visão dos professores no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 9, p. e023036. 2023. https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8668162. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668162. Acesso em: 2022-11-29 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.20396/riesup.v9i00.8668162 |
metadata.dc.identifier.url: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8668162 |
metadata.dc.subject.classification: | Nivel teórico |
Appears in Collections: | Revista Internacional de Educação Superior (RIESup) |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.