Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8573
metadata.dc.type: Dossiê
metadata.dc.creator: PARRA SANDOVAL, Maria Cristina
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0001-9709-5197
Title: Internacionalização da educação superior
metadata.dc.terms.title: Revista Internacional de Educação Superior
metadata.dc.terms.source: Campinas, SP
8
metadata.dc.format.medium: e022013
Issue Date: 2022
ISSN: 2446-9424
metadata.dc.language: pt
Abstract: A internacionalização do ensino superior é um tema e uma estratégia que tem se tornado cada vez mais importante em todos os países do mundo e nas organizações internacionais vinculadas ao ensino superior. No entanto, o processo de internacionalização não é neutro, nem as políticas que o promovem, uma vez que a tradicional missão da universidade como produtora e transmissora de conhecimento enfrenta desafios ligados à pressão do poder político e econômico e à orientação de as narrativas de seus membros. O artigo tenta desvendar o que está subjacente ao discurso da UNESCO e da OCDE e como ele influencia o processo de internacionalização do ensino superior e as políticas que os países implementam a esse respeito. A conclusão é que, na prática, esses discursos estão promovendo um modelo específico de universidade a ser emulado.

The internationalization of higher education is an issue and strategy that has become increasingly important in all countries of the world and international organizations linked to higher education. However, the process of internationalization is neither neutral nor are the policies that drive it. The university's traditional mission as a producer and transmitter of knowledge faces challenges linked to the pressure of political and economic power and the orientation of its narratives. The article seeks to reveal what underlies the UNESCO and OECD discourse and how this influences the process of internationalization of higher education and the policies that countries implement in this regard. The conclusion is that, in practice, these discourses are promoting a specific model from university to emulat.

La internacionalización de la educación superior es un tema y una estrategia que ha adquirido creciente importancia en todos los países del mundo y en las organizaciones internacionales vinculadas a la educación superior. Sin embargo, el proceso de internacionalización no es neutro ni las políticas que lo impulsan tampoco lo son, en tanto la misión tradicional de la universidad como productora y transmisora de conocimiento enfrenta retos vinculados a la presión del poder político y económico y a laorientación de sus narrativas. El artículo trata de develar qué subyace en el discurso de UNESCO y de OCDE y como ello influye en el proceso de internacionalización de la educación superior y en las políticas que al respecto implementan los países. La conclusión es que, en la práctica,estos discursos están promoviendo un modelo especifico de universidad a emular.
Keywords: Educação superior
Internacionalização
OCDE
UNESCO
Higher education
Internationalization
OCDE
UNESCO
Educación superior
Internacionalización
OCDE
UNESCO
Citation: PARRA SANDOVAL, Maria Cristina. Internacionalização da educação superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, p. e022013. 2022. https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8660706. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660706. Acesso em: 2022-11-29
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8660706
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8660706
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Internacional de Educação Superior (RIESup)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.