Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8531
metadata.dc.type: Dossiê
metadata.dc.creator: BOLZAN, Doris Pires Vargas
CUNHA, Maria Isabel da
POWACZUK, Ana Carla Hollweg
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-1704-008X
https://orcid.org/0000-0003-4129-7755
https://orcid.org/0000-0001-7445-8602
Title: Docências e movimentos formativos
metadata.dc.terms.title: Revista Internacional de Educação Superior
metadata.dc.terms.source: Campinas, SP
8
metadata.dc.format.medium: e022032
Issue Date: 2022
ISSN: 2446-9424
metadata.dc.language: pt
Abstract: Neste artigo, discutem-se as implicações do cenário pandêmico na reconfiguração das docências no contexto universitário. A dinâmica interdiscursiva proposta abrange as dimensões macro e micro das políticas educacionais em curso e os tensionamentos que delas decorrem nas instituições de ensino superior, em especial, no que tange à autonomia pedagógica e à sua relação com o trabalho docente. Nessa perspectiva, problematizam-se as (in)visibilidades manifestadas no e pelo trabalho pedagógico diante da transposição dos modelos presenciais de ensino para os modelos digitais. Os processos de transição em andamento circunscrevem o modo como o trabalho pedagógico é compreendido e vivenciado pelos professores e estudantes, permeados pelas dinâmicas institucionais, exigindo novos desenhos pedagógicos. Nesse cenário, busca-se a defesa de políticas institucionais capazes de impulsionar movimentos formativos e disrupções necessárias aos contextos insurgentes, favorecendo a geratividade e o protagonismo docente e discente nas IES.

In this article what is discussed are the implications of the pandemic scenario in higher education teaching reconfiguration. The interdiscursive dynamic proposed involves current macro and micro educational politics dimensions, as well as the tensions which take place in higher education institutions, especially what refers to pedagogical autonomy and its relation with teaching activity. Under this perspective, (in)visibilities presented in and by pedagogical work, facing the transposition from face-to-face teaching model to digital ones are problematized in this study. These current transition processes circumscribe the way pedagogical work is understood and experienced by professors and students, which are pervaded by institutional dynamics, demanding new pedagogical configurations. In this scenario, the authors defend institutional politics, which are able to stimulate formative movements and necessary disruptions for insurgent contexts, bringing benefits for the creation and protagonism of teaching and students generation in higher education.

Este artículo problematiza las implicaciones del escenario pandémico en la reconfiguración de la docencia en el contexto universitario. La dinámica interdiscursiva propuesta engloba las dimensiones macro y micro de las políticas educativas en marcha y las tensiones que de ellas surgen en las instituciones de educación superior, especialmente en lo que respecta a la autonomía pedagógica y su relación con la labor docente. En esta perspectiva, se problematiza las (in)visibilidades manifestadas en y por el trabajo pedagógico ante la transposición de los modelos de enseñanza en el aula a modelos digitales. Los procesos de transición en curso circunscriben la forma en que el trabajo pedagógico es entendido y vivido por docentes y estudiantes, permeados por dinámicas institucionales, requiriendo nuevos diseños pedagógicos. En este escenario, buscamos defender políticas institucionales capaces de impulsar movimientos formativos y disrupciones necesarias en contextos insurgentes, favoreciendo la generatividad y protagonismo de docentes y estudiantes en las IES.
Keywords: Educação superior
Desenvolvimento profissional
Docências
Movimentos formativos
Formação de professores
Higher education
Teaching education
Professional development
Teachings
Formative movements
Educación superior
Formación de profesores
Desarrollo profesional
Docencias
Movimientos formativos
Citation: BOLZAN, Doris Pires Vargas; CUNHA, Maria Isabel da; POWACZUK, Ana Carla Hollweg. Docências e movimentos formativos. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 8, p. e022032. 2022. https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8663812. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663812. Acesso em: 2022-11-29
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.20396/riesup.v8i00.8663812
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8663812
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Internacional de Educação Superior (RIESup)

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.