Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8508
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene LIMA, Anselmo ALTHAUS, Dalvane |
Title: | Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia |
metadata.dc.terms.title: | Horizontes |
metadata.dc.terms.source: | Itatiba 39 1 |
metadata.dc.format.medium: | e021036 |
Issue Date: | 2021 |
ISSN: | 2317-109X |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | O objetivo deste artigo é apresentar uma proposta de implementação de uma Clínica da Atividade Docente, seguida de uma explanação de dois métodos que podem ser utilizados nesse processo, a autoconfrontação e a instrução ao sósia. Para exemplificar a sua utilização, serão apresentados dois tipos de ação de intervenção com esses métodos. O primeiro foi realizado com professores universitários de diferentes áreas com o método autoconfrontação; o segundo, com professores do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino com o método instrução ao sósia, tendo como observadores alunos de licenciatura, futuros professores. Os resultados mostram a importância desses métodos, tanto para formação inicial quanto para formação continuada, tendo os professores como protagonistas de seu trabalho. This paper aims to present a proposal for an implementation of a Teaching Activity Clinic, followed by an explanation of two methods that can be used in this process, self-confrontation and instruction to the double. To exemplify its use, two types of intervention action using these methods will be presented. The first was carried out with university professors from different areas using the self-confrontation method; the second, with elementary and high school teachers from the state school system using the instruction to the double method, with undergraduate students, future teachers, as observers. The results show the importance of these methods, both for initial and continuing education, with teachers as protagonists of their work. |
Keywords: | Clínica da atividade Docência Autoconfrontação Instrução ao sósia Activity clinic Teaching Self-confrontation Instruction to the double |
Citation: | MUNIZ-OLIVEIRA, Siderlene; LIMA, Anselmo; ALTHAUS, Dalvane. Clínica da Atividade Docente e intervenções a partir da autoconfrontação e da instrução ao sósia. Horizontes, Itatiba, v. 39, n. 1, p. e021036. 2021. https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1271. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1271. Acesso em: 2022-11-25 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.24933/horizontes.v39i1.1271 |
metadata.dc.identifier.url: | https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/1271 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível técnico |
Appears in Collections: | Horizontes |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.