Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8226
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: SENA, Filadelfia de Carvalho
ALBUQUERQUE, Jônia Tírcia Parente Jardim
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-6391-2504
https://orcid.org/0000-0001-8734-1841
Title: Processos identitários de docentes universitários: espaço e tempo da formação
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
15
n.esp. 2
ago.
metadata.dc.format.medium: 1585-1599
Issue Date: 2020
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: O mundo globalizado provoca mudanças de contextos e condutas, as quais geram exigências e refletem no papel que o professor universitário exerce dentro de um espaço social, cultural que é a universidade. Fazer parte desse grupo social exige uma formação contínua, constitutiva de novas identidades e propulsora de uma ideia: o professor precisa adequar-se à função de ensinar e educar no mundo atual. O objetivo dessa pesquisa foi compreender no percurso de formação de professores universitários implicações sobre a construção da identidade docente.

The globalized world causes changes of contexts and behaviors which generate demands and reflect on the role that the university professor has within a social space, which is the cultural university. Being part of this social group requires training, constituting new identities and driving of an idea: the teacher must adapt to the role of teaching and education in today's world. The objective was to understand the course of training of university teachers the implications on the construction of teacher identity.

El mundo globalizado provoca cambios en los contextos y comportamientos que generan demandas y reflexionan sobre el papel que desempeña el profesor universitario en un espacio social y cultural que es la universidad. Ser parte de este grupo social requiere una formación continua, constituir nuevas identidades y propulsar una idea: el maestro necesita adaptarse a la función de enseñar y educar en el mundo de hoy. El objetivo de esto investigación fue comprender en el curso de la formación de docentes universitarios, las implicaciones en la construcción de la identidad docente.
Keywords: Docência Superior
Identidade Docente
Histórias de vida
Abordagem (auto) biográfica
Higher teaching
Teaching identity
Life stories
(Auto) biographical approach
Enseñanza superior
Identidad docente
Historias de vida
Enfoque (auto) biográfica
Citation: SENA, Filadelfia de Carvalho; ALBUQUERQUE, Jônia Tírcia Parente Jardim. Processos identitários de docentes universitários: espaço e tempo da formação. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. n.esp. 2, p. 1585-1599, ago. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13831. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13831. Acesso em: 2022-11-01
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp2.13831
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13831
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.