Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8215
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | VIEIRA, Letícia | |
dc.creator | RICCI, Maike | |
dc.creator | CORRÊA, Shirlei de Souza | |
dc.creator | FAGIONATO, Yomara F. C. de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2022-11-01T17:10:25Z | - |
dc.date.available | 2022-11-01T17:10:25Z | - |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Letícia; RICCI, Maike; CORRÊA, Shirlei de Souza; FAGIONATO, Yomara F. C. de Oliveira. Inovação curricular no ensino médio: das experiências exitosas às duvidosas propostas de mudança. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1422-1442, jul/set. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12720. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12720. Acesso em: 2022-11-01 | |
dc.identifier.issn | 1982-5587 | |
dc.identifier.uri | http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8215 | - |
dc.description.abstract | É consensual a percepção de que o Ensino Médio (EM) é, no Brasil, o nível de ensino cujos debates são mais controversos, sendo este considerado o grande nó de nosso sistema educativo. Este problema histórico (ZOTTI, 2009) enfrenta desafios em relação ao acesso e permanência dos jovens no EM – problemas esses que vão além da questão da aprendizagem. Questões como o descompasso com a realidade dos alunos, necessidade de ingresso no mercado de trabalho, questões sociais diversas ligadas aos que frequentam essa etapa de ensino, bem como a desvalorização docente, são questões que reforçam o discurso de “crise no Ensino Médio” perpetuado no campo educacional brasileiro ao longo de quase um século. | pt_BR |
dc.description.abstract | It is consensus that high school, in Brazil, is the level of education whose debates are most controversial, being considered as a large knot of our educational system. This historical problem (ZOTTI, 2009) faces challenges in relation to the access and permanence of young people in high school – problems that go beyond the issue of learning. Issues such as the mismatch with the reality of the students, the need to enter the labor market, various social issues related to those who attend this stage of education, as well as the teacher devaluation, are issues that reinforce the discourse of "crisis in High School" perpetuated in the Brazilian educational field almost over a century. | en_US |
dc.description.abstract | Es consensuado que la escuela secundaria (MS) sea, en Brasil, el nivel de educación cuyos debates son más controvertidos, que se considera el gran nodo de nuestro sistema educativo. Este problema histórico (ZOTTI, 2009) se enfrenta a desafíos en relación con el acceso y la permanencia de los jóvenes en la SITUACIÓN de los Estados del Desarrollo, problemas que van más allá de la cuestión del aprendizaje. Cuestiones como el desajuste con la realidad de los estudiantes, la necesidad de entrar en el mercado laboral, diversos temas sociales relacionados con quienes asisten a esta etapa de la enseñanza, así como la devaluación del profesorado, son cuestiones que refuerzan el discurso de la "crisis en la escuela secundaria" perpetuada en el campo educativo brasileño a lo largo de casi un siglo. | es_ES |
dc.format.medium | 1422-1442 | |
dc.language | pt | pt_BR |
dc.subject | Reestruturação curricular | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Reforma do ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Curricular restructuring | en_US |
dc.subject | High school | en_US |
dc.subject | High school makeover | en_US |
dc.subject | Reestructuración curricular | es_ES |
dc.subject | Escuela secundaria | es_ES |
dc.subject | Reforma de la escuela secundaria | es_ES |
dc.subject.classification | Nível teórico | |
dc.title | Inovação curricular no ensino médio: das experiências exitosas às duvidosas propostas de mudança | |
dc.type | Artigos | |
dc.terms.source | Araraquara | |
dc.terms.source | 15 | |
dc.terms.source | 3 | |
dc.terms.source | jul./set. | |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12720 | |
dc.creator.orcid | http://orcid.org/0000-0002-1093-3010 | |
dc.creator.orcid | http://orcid.org/0000-0002-8243-8166 | |
dc.creator.orcid | http://orcid.org/0000-0001-9310-0454 | |
dc.creator.orcid | http://orcid.org/0000-0003-4138-6598 | |
dc.identifier.url | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12720 | |
dc.terms.title | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação | |
Appears in Collections: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.