Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8215
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVIEIRA, Letícia
dc.creatorRICCI, Maike
dc.creatorCORRÊA, Shirlei de Souza
dc.creatorFAGIONATO, Yomara F. C. de Oliveira
dc.date.accessioned2022-11-01T17:10:25Z-
dc.date.available2022-11-01T17:10:25Z-
dc.date.issued2020
dc.identifier.citationVIEIRA, Letícia; RICCI, Maike; CORRÊA, Shirlei de Souza; FAGIONATO, Yomara F. C. de Oliveira. Inovação curricular no ensino médio: das experiências exitosas às duvidosas propostas de mudança. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1422-1442, jul/set. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12720. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12720. Acesso em: 2022-11-01
dc.identifier.issn1982-5587
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8215-
dc.description.abstractÉ consensual a percepção de que o Ensino Médio (EM) é, no Brasil, o nível de ensino cujos debates são mais controversos, sendo este considerado o grande nó de nosso sistema educativo. Este problema histórico (ZOTTI, 2009) enfrenta desafios em relação ao acesso e permanência dos jovens no EM – problemas esses que vão além da questão da aprendizagem. Questões como o descompasso com a realidade dos alunos, necessidade de ingresso no mercado de trabalho, questões sociais diversas ligadas aos que frequentam essa etapa de ensino, bem como a desvalorização docente, são questões que reforçam o discurso de “crise no Ensino Médio” perpetuado no campo educacional brasileiro ao longo de quase um século.pt_BR
dc.description.abstractIt is consensus that high school, in Brazil, is the level of education whose debates are most controversial, being considered as a large knot of our educational system. This historical problem (ZOTTI, 2009) faces challenges in relation to the access and permanence of young people in high school – problems that go beyond the issue of learning. Issues such as the mismatch with the reality of the students, the need to enter the labor market, various social issues related to those who attend this stage of education, as well as the teacher devaluation, are issues that reinforce the discourse of "crisis in High School" perpetuated in the Brazilian educational field almost over a century.en_US
dc.description.abstractEs consensuado que la escuela secundaria (MS) sea, en Brasil, el nivel de educación cuyos debates son más controvertidos, que se considera el gran nodo de nuestro sistema educativo. Este problema histórico (ZOTTI, 2009) se enfrenta a desafíos en relación con el acceso y la permanencia de los jóvenes en la SITUACIÓN de los Estados del Desarrollo, problemas que van más allá de la cuestión del aprendizaje. Cuestiones como el desajuste con la realidad de los estudiantes, la necesidad de entrar en el mercado laboral, diversos temas sociales relacionados con quienes asisten a esta etapa de la enseñanza, así como la devaluación del profesorado, son cuestiones que refuerzan el discurso de la "crisis en la escuela secundaria" perpetuada en el campo educativo brasileño a lo largo de casi un siglo.es_ES
dc.format.medium1422-1442
dc.languageptpt_BR
dc.subjectReestruturação curricularpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectReforma do ensino médiopt_BR
dc.subjectCurricular restructuringen_US
dc.subjectHigh schoolen_US
dc.subjectHigh school makeoveren_US
dc.subjectReestructuración curriculares_ES
dc.subjectEscuela secundariaes_ES
dc.subjectReforma de la escuela secundariaes_ES
dc.subject.classificationNível teórico
dc.titleInovação curricular no ensino médio: das experiências exitosas às duvidosas propostas de mudança
dc.typeArtigos
dc.terms.sourceAraraquara
dc.terms.source15
dc.terms.source3
dc.terms.sourcejul./set.
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12720
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-1093-3010
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-8243-8166
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-9310-0454
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0000-0003-4138-6598
dc.identifier.urlhttps://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12720
dc.terms.titleRevista Ibero-Americana de Estudos em Educação
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.