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metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: VIEIRA, Letícia
RICCI, Maike
CORRÊA, Shirlei de Souza
FAGIONATO, Yomara F. C. de Oliveira
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0002-1093-3010
http://orcid.org/0000-0002-8243-8166
http://orcid.org/0000-0001-9310-0454
http://orcid.org/0000-0003-4138-6598
Title: Inovação curricular no ensino médio: das experiências exitosas às duvidosas propostas de mudança
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
15
3
jul./set.
metadata.dc.format.medium: 1422-1442
Issue Date: 2020
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: É consensual a percepção de que o Ensino Médio (EM) é, no Brasil, o nível de ensino cujos debates são mais controversos, sendo este considerado o grande nó de nosso sistema educativo. Este problema histórico (ZOTTI, 2009) enfrenta desafios em relação ao acesso e permanência dos jovens no EM – problemas esses que vão além da questão da aprendizagem. Questões como o descompasso com a realidade dos alunos, necessidade de ingresso no mercado de trabalho, questões sociais diversas ligadas aos que frequentam essa etapa de ensino, bem como a desvalorização docente, são questões que reforçam o discurso de “crise no Ensino Médio” perpetuado no campo educacional brasileiro ao longo de quase um século.

It is consensus that high school, in Brazil, is the level of education whose debates are most controversial, being considered as a large knot of our educational system. This historical problem (ZOTTI, 2009) faces challenges in relation to the access and permanence of young people in high school – problems that go beyond the issue of learning. Issues such as the mismatch with the reality of the students, the need to enter the labor market, various social issues related to those who attend this stage of education, as well as the teacher devaluation, are issues that reinforce the discourse of "crisis in High School" perpetuated in the Brazilian educational field almost over a century.

Es consensuado que la escuela secundaria (MS) sea, en Brasil, el nivel de educación cuyos debates son más controvertidos, que se considera el gran nodo de nuestro sistema educativo. Este problema histórico (ZOTTI, 2009) se enfrenta a desafíos en relación con el acceso y la permanencia de los jóvenes en la SITUACIÓN de los Estados del Desarrollo, problemas que van más allá de la cuestión del aprendizaje. Cuestiones como el desajuste con la realidad de los estudiantes, la necesidad de entrar en el mercado laboral, diversos temas sociales relacionados con quienes asisten a esta etapa de la enseñanza, así como la devaluación del profesorado, son cuestiones que refuerzan el discurso de la "crisis en la escuela secundaria" perpetuada en el campo educativo brasileño a lo largo de casi un siglo.
Keywords: Reestruturação curricular
Ensino médio
Reforma do ensino médio
Curricular restructuring
High school
High school makeover
Reestructuración curricular
Escuela secundaria
Reforma de la escuela secundaria
Citation: VIEIRA, Letícia; RICCI, Maike; CORRÊA, Shirlei de Souza; FAGIONATO, Yomara F. C. de Oliveira. Inovação curricular no ensino médio: das experiências exitosas às duvidosas propostas de mudança. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1422-1442, jul/set. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12720. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12720. Acesso em: 2022-11-01
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12720
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12720
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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