Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8210
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0002-7096-1160
Title: Trama de ‘floresceres’ no ensino da ciência. Percursos orientados por entrelaços de amorosidade, confiança e alegria, em processos autopoiéticos de ensino e produção da ciência
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
15
3
jul./set.
metadata.dc.format.medium: 1322-1342
Issue Date: 2020
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: O texto tem caráter ensaístico, como resultado de 30 anos de docência, pesquisa e consultoria e supervisão de textos, ligados à produção da Ciência, em diversas áreas. Trama de ‘floresceres’, no ensino da Ciência, propõe apresentar sinalizadores encontrados nos percursos de ensino, orientados pelos pressupostos de amorosidade, confiança e alegria, em processos autopoiéticos, envolvendo estudantes de graduação, especialização, mestrado e doutorado em várias áreas, especial e diretamente, no trabalho desenvolvido em seis universidades brasileiras, com parcerias com pesquisadores de, pelo menos, oito países.

The text has an essayistic character, as a result of 30 years of teaching, research, consulting and supervision of texts, linked to the science production, in several areas. The weft of 'floresceres', on Science teaching, proposes to present signs found in the teaching pathways, guided by assumptions of amorousness, trust and joy, on autopoietic process, involving graduating students, specialization, master's degree and doctorate degree in many areas, special and directly, in the work developed on six brazilian universities, with partnerships with researchers of, at leats, eight countries.

El texto tiene carácter ensayístico, como resultado de 30 años de docencia, investigación y consultoría y supervisión de textos, relacionados a la producción de la Ciencia, en diversas áreas. Trama de ‘floreceres’, en la enseñanza de la Ciencia, propone presentar señalizadores encontrados en los caminos para la enseñanza, orientados por los supuestos de amorisidad, confianza y alegría, en procesos autopoiéticos, involucrando estudiantes de grado, especialización, maestría y doctorado en varias áreas, especial y directamente, en el trabajo desarrollado en seis universidades brasileñas, en colaboración con investigadores de por lo menos ocho países.
Keywords: Ciência
Ensino
Cartografia dos saberes
Matrizes rizomáticas
Amorcomtur
Amorosidade
Science
Teaching
Knowledge Cartography
Rhizomatic Matrices
Amorcomtur
Amorousness
Ciencia
Enseñanza
Cartografía de los Saberes
Matrices Rizomáticas
Amorcomtur
Amorosidad
Citation: BAPTISTA, Maria Luiza Cardinale. Trama de ‘floresceres’ no ensino da ciência. Percursos orientados por entrelaços de amorosidade, confiança e alegria, em processos autopoiéticos de ensino e produção da ciência. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1322-1342, jul/set. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.13623. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13623. Acesso em: 2022-11-01
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.13623
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13623
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.