Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8207
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: MATIAS, Tiago Rocha
SANTOS, Flávio Anthero Nunes Vianna dos
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-2262-1751
http://orcid.org/0000-0002-9670-0954
Title: Métodos de Avaliação Ergonômica e sua aplicabilidade na medição de desempenho na Educação Básica
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
15
3
jul./set.
metadata.dc.format.medium: 1284-1294
Issue Date: 2020
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: O cruzamento entre métodos avaliativos do campo da Ergonomia e Fatores Humanos com a área da Educação pode trazer maior formalidade a conhecimentos que hoje se apresentam como empíricos; os benefícios desta sistematização integram a possibilidade de reconhecer precocemente fatores de defasagem educacional dos alunos, antes mesmo do processo de alfabetização, contribuindo para o início de políticas de reforço escolar antes do eventual fracasso em provas e trabalhos escritos.

The link between evaluative methods from Ergonomics and Human Factors with the field of Education could provide formality to experiential knowledge; the benefits of this systematization concerns the possibility of early recognition of students' educational lag factors, even before the literacy process, contributing to the early start of strategies for educational improvement, before eventual failure in tests and written assignments.

El cruzamiento entre métodos evaluativos del campo de la Ergonomía y Factores Humanos con el área de Educación puede traer mayor formalidad a los conocimientos que hoy se presentan como empíricos; los beneficios de esta sistematización integran la posibilidad de reconocer precozmente factores de desfase educativo de los alumnos, antes del proceso de alfabetización, contribuyendo al inicio de políticas de refuerzo escolar antes del eventual fracaso en pruebas y trabajos escritos.
Keywords: Métodos de avaliação
Observação sistemática
Ergonomia
Educação básica
Evaluation methods
Systematic observation
Ergonomics
Elementary school
Métodos de evaluación
Observación sistemática
Ergonomía
Escuela primaria
Citation: MATIAS, Tiago Rocha; SANTOS, Flávio Anthero Nunes Vianna dos. Métodos de Avaliação Ergonômica e sua aplicabilidade na medição de desempenho na Educação Básica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1284-1294, jul/set. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12427. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12427. Acesso em: 2022-11-01
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12427
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12427
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.