Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8192
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: ROMERO MARTINEZ, Sonia Janeth
ORDÓÑEZ CAMACHO, Xavier Giovanni
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0001-8330-6694
http://orcid.org/0000-0002-8153-5706
Title: Análise das propriedades psicométricas do questionário epistemológico-inventário de crenças epistemológicas (CEICE) em universitários espanhóis
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
15
3
jul./set.
metadata.dc.format.medium: 1051-1071
Issue Date: 2020
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: Crenças Epistemológicas (CE) são considerações sobre conhecimento e aprendizagem que influenciam o desempenho e a motivação dos alunos. O objetivo deste estudo é analisar as propriedades psicométricas do teste do questionário epistemológico-inventário de crenças epistemológicas (CEICE em espanhol) em estudantes universitários espanhóis, incluindo uma análise confirmatória de sua estrutura fatorial, confiabilidade e invariância fatorial de acordo com gênero, ano e área de estudo e descrição dos escores da escala.

Epistemological Beliefs (EB) are considerations about knowledge and learning that influence the performance and motivation of students. The aim of the present research is to analyze the psychometric properties of the Epistemological Questionnary-Epistemological Beliefs Inventory (EQEBI) in Spanish university students including factor analysis, reliability analysis, factor invariance testing according to gender, year and area of study and description of the test scores.

Las creencias epistemológicas (CE) son consideraciones sobre el conocimiento y el aprendizaje que influyen en el rendimiento y motivación de los alumnos. El objetivo de este estudio es analizar las propiedades psicométricas del Cuestionario Epistemológico-Inventario de Creencias Epistemológicas (CEICE) en estudiantes universitarios españoles incluyendo un análisis confirmatorio de su estructura factorial, fiabilidad e invarianza factorial de acuerdo al género, año y área de estudio y descripción de las puntuaciones de las escalas.
Keywords: Crenças epistemológicas
Análise fatorial confirmatória
Invariância fatorial
Confiabilidade
Estudantes universitários
Epistemological beliefs
Confirmatory factor analysis
Factorial invariance
Reliability
University students
Creencias epistemológicas
Análisis factorial confirmatorio
Invarianza factorial
Fiabilidad
Alumnos universitarios
Citation: ROMERO MARTINEZ, Sonia Janeth; ORDÓÑEZ CAMACHO, Xavier Giovanni. Análise das propriedades psicométricas do questionário epistemológico-inventário de crenças epistemológicas (CEICE) em universitários espanhóis. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1051-1071, jul/set. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12553. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12553. Acesso em: 2022-11-01
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12553
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/12553
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.