Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8190
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: SEBASTIAN-HEREDERO, Eladio
ANACHE, Alexandra Ayach
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0003-0293-4395
https://orcid.org/0000-0002-7937-4448
Title: A percepção docente sobre conceitos, políticas e práticas inclusivas: um estudo de caso no Brasil
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
15
n.esp. 1
maio
metadata.dc.format.medium: 1018-1037
Issue Date: 2020
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: A educação inclusiva continua sendo um desafio e uma meta a ser alcançada em benefício da educação para todos, dentro da escola regular e do atendimento aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem, sejam estes estudantes da educação especial ou não. Neste texto, apresenta-se um estudo de caso, de cunho qualitativo, realizado com 51 professores de escolas públicas do Mato Grosso do Sul, relacionado às suas percepções sobre conceitos, políticas e práticas inclusivas.

Inclusive education stills a challenge and a goal to be achieved for the benefit of education for all, within the regular school and in the care of students who have learning difficulties, whether these being special education students or not. This text presents a qualitative case study conducted with 51 teachers from public schools in Mato Grosso do Sul, related to their perceptions of inclusive concepts, policies and inclusive practices.

La educación inclusiva hoy en día sigue siendo un desafío y una meta a conseguir en beneficio de la educación para todos dentro de la escuela común y de la atención a los estudiantes que presentan dificultades de aprendizaje, sean estos alumnos de educación especial o no. El camino andado por Brasil ha sido largo, no obstante partimos del problema de si realmente esta se está desarrollando.
Keywords: Educação inclusiva
Práticas educativas inclusivas
Políticas públicas inclusivas
Percepção docente
Inclusive education
Inclusive educational practices
Inclusive public policies
Teacher perception
Educación inclusiva
Prácticas educativas inclusivas
Políticas públicas inclusivas
Percepción docente
Citation: SEBASTIAN-HEREDERO, Eladio; ANACHE, Alexandra Ayach. A percepção docente sobre conceitos, políticas e práticas inclusivas: um estudo de caso no Brasil. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. n.esp. 1, p. 1018-1037, maio. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13514. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13514. Acesso em: 2022-11-01
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp.1.13514
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13514
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.