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metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: MACIEL, Alessandra de Oliveira
LIMA, Ana Ignez Belém
PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0001-6106-9229
https://orcid.org/0000-0003-2045-2461
Title: Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica: possibilidades para formação docente crítica
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
15
n.esp. 3
nov.
metadata.dc.format.medium: 2223-2239
Issue Date: 2020
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: Tendo como referências as políticas de direitos humanos e direitos fundamentais, a Constituição de 1988 e a LDB de 1996, a discussão da Política Nacional de Formação de Professores visa propor caminhos para superar a perspectiva reducionista de formação centrada nos processos de ensino e aprendizagem para ocupar-se também das relações humanas.

Based on human rights and fundamental rights policies, the Constitution of 1988 and the LDB of 1996, the National Teacher Formation Policy discussion aims to propose ways to include human relations on focus too, besides overcoming the reductionist perspective of training centered on teaching and learning processes.

El artículo está basado en las políticas de derechos humanos y derechos fundamentales, la Constitución del año 1988 y la LDB del año 1996, para discutir la Política Nacional para la Formación de Docentes en Brasil. Así que presenta reflexiones para superar la perspectiva reduccionista de la formación centrada tan sólo en los procesos de enseñanza y aprendizaje para abordar también las relaciones humanas.
Keywords: Estágio supervisionado
Residência pedagógica
Formação docente
Supervised internship
Pedagogical probation
Teacher formation
Prácticas supervisadas
Residencia pedagógica
Formación de profesores
Citation: MACIEL, Alessandra de Oliveira; LIMA, Ana Ignez Belém; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica: possibilidades para formação docente crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. n.esp. 3, p. 2223-2239, nov. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14428. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14428. Acesso em: 2022-11-01
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14428
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14428
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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