Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/8080
metadata.dc.type: | Artigos |
metadata.dc.creator: | MACIEL, Alessandra de Oliveira LIMA, Ana Ignez Belém PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas |
metadata.dc.creator.orcid: | https://orcid.org/0000-0001-6106-9229 https://orcid.org/0000-0003-2045-2461 |
Title: | Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica: possibilidades para formação docente crítica |
metadata.dc.terms.title: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
metadata.dc.terms.source: | Araraquara 15 n.esp. 3 nov. |
metadata.dc.format.medium: | 2223-2239 |
Issue Date: | 2020 |
ISSN: | 1982-5587 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | Tendo como referências as políticas de direitos humanos e direitos fundamentais, a Constituição de 1988 e a LDB de 1996, a discussão da Política Nacional de Formação de Professores visa propor caminhos para superar a perspectiva reducionista de formação centrada nos processos de ensino e aprendizagem para ocupar-se também das relações humanas. Based on human rights and fundamental rights policies, the Constitution of 1988 and the LDB of 1996, the National Teacher Formation Policy discussion aims to propose ways to include human relations on focus too, besides overcoming the reductionist perspective of training centered on teaching and learning processes. El artículo está basado en las políticas de derechos humanos y derechos fundamentales, la Constitución del año 1988 y la LDB del año 1996, para discutir la Política Nacional para la Formación de Docentes en Brasil. Así que presenta reflexiones para superar la perspectiva reduccionista de la formación centrada tan sólo en los procesos de enseñanza y aprendizaje para abordar también las relaciones humanas. |
Keywords: | Estágio supervisionado Residência pedagógica Formação docente Supervised internship Pedagogical probation Teacher formation Prácticas supervisadas Residencia pedagógica Formación de profesores |
Citation: | MACIEL, Alessandra de Oliveira; LIMA, Ana Ignez Belém; PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. Estágio Supervisionado e Residência Pedagógica: possibilidades para formação docente crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. n.esp. 3, p. 2223-2239, nov. 2020. https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14428. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14428. Acesso em: 2022-11-01 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14428 |
metadata.dc.identifier.url: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/14428 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.