Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/7929
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: CONSTANTINO, Paulo
metadata.dc.creator.orcid: http://orcid.org/0000-0002-4612-4063
Title: Por uma história da apreciação musical na escola brasileira: as ideias dispostas nos manuais didáticos do canto orfeônico
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
13
4
out./dez.
metadata.dc.format.medium: 1814-1831
Issue Date: 2018
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: Reconstitui os percursos da atividade de apreciação musical na escola brasileira, compondo uma historiografia sobre elementos que são mínimos e esparsos, por meio de pesquisa bibliográfica. A ênfase recai sobre o período de desenvolvimento e vigência oficial do Canto Orfeônico [entre as décadas de 1930-1960] no país, do qual se apresentam as ideias sobre apreciação presentes em sete manuais didáticos difundidos à época.

It reconstructs the paths of musical listening in the Brazilian school, composing a historiography on elements that are minimal, through bibliographical research. The emphasis is on the period of development of the ‘Canto Orfeônico’ [choral singing groups between the decades of 1930-1960] in the country, which presents the ideas about listening present in seven guides published at the time.

Reconstituye los caminos de la apreciación musical en la escuela brasileña, al componer una historiografía sobre elementos que son mínimos, por medio de la investigación bibliográfica. El énfasis recae sobre el período de desarrollo y vigencia oficial del Canto Orfeônico [coros en las escuelas entre las décadas de 1930-1960], del cual se presentan las ideas sobre apreciación presentes en siete manuales didácticos difundidos en la época.
Keywords: História da educação musical
Apreciação musical
Cultura escolar
Canto orfeônico
Music history
Listening
Schooling culture
Choral groups [Orfeonico’s Singing Groups]
História de la educación musical
Apreciación musical
Cultura escolar
Coros
Citation: CONSTANTINO, Paulo. Por uma história da apreciação musical na escola brasileira: as ideias dispostas nos manuais didáticos do canto orfeônico. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 13, n. 4, p. 1814-1831, out/dez. 2018. https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10087. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10087. Acesso em: 2022-10-14
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.unesp.v13.n4.out/dez.2018.10087
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/10087
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.