Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/7851
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: OLIVEIRA, Rosangela Miola Galvão de
FRANCO, Sandra Aparecida Pires
FUJITA, Elza Tie
Title: Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica
metadata.dc.terms.title: revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
11
2
abr./jun.
metadata.dc.format.medium: 667-677
Issue Date: 2016
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: O artigo apresenta a investigação acerca do contexto de leitura dos alunos de uma instituição de ensino pública do Estado do Paraná. Para tanto, foram aplicados diferentes instrumentos de geração de dados para propor posteriormente um projeto de intervenção em leitura. Utilizou-se como instrumentos de coleta os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a produção escrita dos alunos, entrevista com a equipe pedagógica e questionário socioeconômico.

The article presents the investigation about the reading context of students from a public school in the state of Paraná. For this, different instruments of data generation were applied to propose later an intervention project in reading. The instruments used were the Basic Education Development Indexes (IDEB), the written production of the students, an interview with the pedagogical team and a socioeconomic questionnaire.

El artículo presenta la investigación sobre el contexto de lectura de los alumnos de una institución educativa pública del Estado de Paraná. Para ello, se aplicaron diferentes instrumentos de generación de datos para proponer posteriormente un proyecto de intervención en lectura. Se utilizaron como instrumentos de recolección los Índices de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB), la producción escrita de los alumnos, una entrevista con el equipo pedagógico y un cuestionario socioeconómico.
Keywords: Leitura
Ação docente
Pedagogia Histórico-Crítica
Reading
Teaching action
Critical historical pedagogy
Lectura
Acción pedagógica
Pedagogía histórica crítica
Citation: OLIVEIRA, Rosangela Miola Galvão de; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; FUJITA, Elza Tie. Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 667-677, abr/jun. 2016. https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p667. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8575. Acesso em: 2022-10-13
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p667
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8575
metadata.dc.subject.classification: Nível técnico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.