Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/7851
metadata.dc.type: | Artigos |
metadata.dc.creator: | OLIVEIRA, Rosangela Miola Galvão de FRANCO, Sandra Aparecida Pires FUJITA, Elza Tie |
Title: | Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica |
metadata.dc.terms.title: | revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
metadata.dc.terms.source: | Araraquara 11 2 abr./jun. |
metadata.dc.format.medium: | 667-677 |
Issue Date: | 2016 |
ISSN: | 1982-5587 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | O artigo apresenta a investigação acerca do contexto de leitura dos alunos de uma instituição de ensino pública do Estado do Paraná. Para tanto, foram aplicados diferentes instrumentos de geração de dados para propor posteriormente um projeto de intervenção em leitura. Utilizou-se como instrumentos de coleta os Índices de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), a produção escrita dos alunos, entrevista com a equipe pedagógica e questionário socioeconômico. The article presents the investigation about the reading context of students from a public school in the state of Paraná. For this, different instruments of data generation were applied to propose later an intervention project in reading. The instruments used were the Basic Education Development Indexes (IDEB), the written production of the students, an interview with the pedagogical team and a socioeconomic questionnaire. El artículo presenta la investigación sobre el contexto de lectura de los alumnos de una institución educativa pública del Estado de Paraná. Para ello, se aplicaron diferentes instrumentos de generación de datos para proponer posteriormente un proyecto de intervención en lectura. Se utilizaron como instrumentos de recolección los Índices de Desarrollo de la Educación Básica (IDEB), la producción escrita de los alumnos, una entrevista con el equipo pedagógico y un cuestionario socioeconómico. |
Keywords: | Leitura Ação docente Pedagogia Histórico-Crítica Reading Teaching action Critical historical pedagogy Lectura Acción pedagógica Pedagogía histórica crítica |
Citation: | OLIVEIRA, Rosangela Miola Galvão de; FRANCO, Sandra Aparecida Pires; FUJITA, Elza Tie. Leitura e ação docente na perspectiva da pedagogia histórico-crítica. revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 2, p. 667-677, abr/jun. 2016. https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p667. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8575. Acesso em: 2022-10-13 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.n2.p667 |
metadata.dc.identifier.url: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8575 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível técnico |
Appears in Collections: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.