Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/7824
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: CHRISTIANINI, Shelley Navari
DE GRANDE, Fernando Chade
AMÉRICO, Marcos
Title: Desenvolvimento de sistemas gamificados com foco no edutretenimento e no jogador: uma análise dos arquétipos de Bartle e Marczewski
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
11
n.esp. 1
maio
metadata.dc.format.medium: 363-373
Issue Date: 2016
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: O presente trabalho traz uma metodologia de desenvolvimento de sistemas gamificados, em que se aborda o aprendizado nesses meios a partir do entretenimento, conceito definido como Edutretenimento. Ao se empregar a Gamificação neste tipo de produção, acredita-se que a investigação deva recair apenas sobre as técnicas de jogo.

This paper presents a development methodology about gamification systems, in which discuss the learning in these media from entertainment, concept defined as Edutertainment. By employing gamification in this type of production, it is believed that the investigation must be focused only on the playing techniques.

Este trabajo aporta una metodología para el desarrollo de sistemas gamificados, en la que el aprendizaje en estos medios se aborda desde el entretenimiento, concepto definido como Edutainment. Al emplear la Gamificación en este tipo de producción, se cree que la investigación debe recaer únicamente en las técnicas de juego.
Keywords: Gamificação
Edutretenimento
Sistema gamificado
Jogadores
Motivação
Gamification
Edutertainment
Gamification system
Players
Motivation
Gamificación
Edutainment
Sistema de gamificación
Jugadores
Motivación
Citation: CHRISTIANINI, Shelley Navari; DE GRANDE, Fernando Chade; AMÉRICO, Marcos. Desenvolvimento de sistemas gamificados com foco no edutretenimento e no jogador: uma análise dos arquétipos de Bartle e Marczewski. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. n.esp. 1, p. 363-373, maio. 2016. https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p363. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8559. Acesso em: 2022-10-13
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/RIAEE.v11.esp.1.p363
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8559
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.