Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/7765
metadata.dc.type: | Artigos |
metadata.dc.creator: | FÁVERO, Altair Alberto LORENZET, Deloíze |
Title: | Encontros e desencontros na docência universitária: da ênfase no ensino à ênfase na aprendizagem |
metadata.dc.terms.title: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
metadata.dc.terms.source: | Araraquara 11 4 out./dez. |
metadata.dc.format.medium: | 1849-1863 |
Issue Date: | 2016 |
ISSN: | 1982-5587 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | A proposta do artigo tem por escopo analisar os “encontros” e “desencontros” que emergem na docência universitária à luz das pesquisas que tem problematizado as práticas educativas nas instituições de ensino. Com o propósito de delimitar o tema de investigação, os autores optaram em analisar a docência universitária a partir de dois paradigmas: o paradigma que dá ênfase no ensino e o paradigma que dá ênfase na aprendizagem. The proposed article aims analyze the "dates" and "misunderstandings" that emerge in university teaching in the light of the research which has problematized the educational practices in educational institutions. In order to delimit the subject of research, the authors chose to examine University teaching from two paradigms: the paradigm that emphasizes education and the emphasis on learning paradigm. La propuesta del presente artículo tiene como objeto analizar los “encuentros” y “desencuentros” que emergen en la docencia universitaria a la luz de las investigaciones que han revisado las problemáticas en las prácticas educativas en las instituciones de enseñanza. Con el propósito de delimitar el tema de investigación, los autores optaron por analizar la docencia universitaria a partir de dos paradigmas: el paradigma que da un énfasis en la enseñanza otro, el paradigma que da un énfasis en el aprendizaje. |
Keywords: | Docência universitária Paradigma Expansão Políticas educacionais University teaching Paradigm Expansion Educational policies Docencia universitária Paradigma Expansión Políticas educacionales |
Citation: | FÁVERO, Altair Alberto; LORENZET, Deloíze. Encontros e desencontros na docência universitária: da ênfase no ensino à ênfase na aprendizagem. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. 4, p. 1849-1863, out/dez. 2016. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6344. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6344. Acesso em: 2022-10-13 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n4.6344 |
metadata.dc.identifier.url: | https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6344 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.