Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/7745
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: BRUNO, Adriana Rocha
FLOR, Cristhiane Carneiro Cunha
Title: Percursos formativos e experiências integradoras no ensino superior: partilhas no Brasil e em Portugal
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
11
n.esp. 3
nov.
metadata.dc.format.medium: 1573-1586
Issue Date: 2016
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: No século XX diversos movimentos focalizaram a formação de professores em suas múltiplas possibilidades e o século XXI, como herança, precisa superar muitos desafios, dentre eles a formação dos docentes no/do Ensino Superior. A educação superior brasileira e portuguesa recebem professores formados, prioritariamente, para atuação em pesquisa, e submetem-se aos modelos alemão e norte-americano que alicerçam os cursos de pós-graduação stricto sensu, pautando-se na cisão entre ensino e pesquisa.

In the twentieth century, several movements focused on the training of teachers in its multiple possibilities. The twenty-first century must overcome many challenges, including the training of teachers of Higher Education. The Brazilian and Portuguese higher education get trained teachers primarily for research activities.

En el siglo XX diferentes movimientos miraran hacía la formación de profesores en sus múltiples posibilidades y en el siglo XXI, como herencia, se necesita superar muchos desafíos, por ejemplo, la formación docente en/de la Enseñanza Superior. La educación superior brasileña y portuguesa recibe profesores formados, de manera prioritaria, para actuar en la investigación, que están basados en los modelos alemanes y estadunidenses que constituyen los cursos de pos-grado strictu sensu, pautados en la ruptura entre la enseñanza y la investigación.
Keywords: Formação docente no ensino superior
Percursos formativos
Experiências integradoras
Teacher training in higher education
Training courses
Integrative experiences
Formación docente en enseñanza superior
Caminos formativos
Experiencias integradoras
Citation: BRUNO, Adriana Rocha; FLOR, Cristhiane Carneiro Cunha. Percursos formativos e experiências integradoras no ensino superior: partilhas no Brasil e em Portugal. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 11, n. n.esp. 3, p. 1573-1586, nov. 2016. https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9062. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9062. Acesso em: 2022-10-13
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v11.n.esp3.9062
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9062
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.