Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/7232
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: BARROS, Marta Silene Ferreira
VICENTINI, Dayanne
Title: A pedagogia socialista como possibilidade de superação da pedagogia toyotista: contribuições do materialismo histórico-dialético
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
12
2
abr./jun.
metadata.dc.format.medium: 1056-1068
Issue Date: 2017
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: A pesquisa tem como objetivo central problematizar a apropriação da pedagogia toyotista presente em tempos de neoliberalismo pela pedagogia socialista. A partir da relação entre educação e trabalho, podemos analisar que este, inserido no contexto capitalista, acaba por tomar uma forma degradada e alienante. As escolas, configurando-se como instituições formadoras do homem, atrelam-se a concepções pautadas na lógica do mercado de trabalho.

The research has as a central objective of questioning the appropriation of Toyotist pedagogy present in neoliberalism times, for the socialist pedagogy. From the Relationship Between Education and Labor, we analyze what this, placed in the context of capitalist ends BY Take A degraded and alienating way. How Schools, configured as forming institutions of man, are closely linked to conceptions that are labor market logic.

La investigación se dirige principalmente a discutir la apropiación de la pedagogía Toyotista presente en tiempos de neoliberalismo en la pedagogía socialista. A partir de la relación entre educación y trabajo, podemos analizar esto, se inserta en el contexto capitalista, sólo por tomar una forma degradada y alienante. Escuelas, configurados como centro de formación del hombre, están estrechamente vinculadas a las concepciones que son la lógica del mercado de trabajo
Keywords: Educação
Marxismo
Pedagogia socialista
Education
Marxism
Socialist pedagogy
Educación
El marxismo
Educación Socialista
Citation: BARROS, Marta Silene Ferreira; VICENTINI, Dayanne. A pedagogia socialista como possibilidade de superação da pedagogia toyotista: contribuições do materialismo histórico-dialético. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 1056-1068, abr/jun. 2017. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9095. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9095. Acesso em: 2022-09-29
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9095
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9095
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.