Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/7227
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: DARIUS, Rebeca Pizza Pancotte
LOPES, Betania Jacob Stange
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0001-7652-5450
https://orcid.org/0000-0001-6471-5791
Title: O uso da metodologia da problematização para o desenvolvimento de projeto integrador no curso de pedagogia
metadata.dc.terms.title: Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
12
2
abr./jun.
metadata.dc.format.medium: 983-1004
Issue Date: 2017
ISSN: 1982-5587
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este estudo é parte integrante de uma pesquisa que focaliza o processo de ensino em um curso de Pedagogia. Diante da necessidade de inovação no Ensino Superior, objetivando ações que ultrapassem a transmissão/aquisição de conhecimentos técnico-científicos, tomou-se a Metodologia da Problematização com o arco de Maguerez como uma alternativa possível para o processo de formação profissional. A realização deste estudo objetivou verificar a percepção dos acadêmicos quanto ao desenvolvimento das etapas do Arco, bem como as aprendizagens decorrentes dessa proposta, as vantagens e desvantagens percebidas por eles

This study is an integrated part of a research that focuses on the teaching process for a Pedagogy course. Facing the need for innovation in Higher Education, aiming at actions that exceeds the transmission/acquisition of technical-scientific knowledge, the Problem-Solving Methodology, with the Maguire Arch, was taken as a possible alternative for the professional training process. The accomplishment of this study was aimed at verifying the students’ perception regarding the development of the Arch steps, as well as learning from this proposal and the advantages and disadvantages perceived by them.

Este estudio es parte integrante de una investigación que enfoca el proceso de enseñanza en un curso de Pedagogía. Ante la necesidad de innovación en la educación universitaria, objetivando acciones que sobrepasen la transmisión / adquisición de conocimientos técnico-científicos, se tomó la Metodología de la Problematización con el arco de Maguerez como una alternativa posible al proceso de formación profesional. La realización de este estudio objetivó verificar la percepción de los académicos en cuanto al desarrollo de las etapas del Arco, así como los aprendizajes resultantes de esta propuesta, las ventajas y desventajas percibidas por ellos.
Keywords: Metodologias ativas
Metodologia da problematização
Ensino superior
Active methodologies
Problem-solving methodology
Higher education
Metodologías activas
Metodología de la problematización
Educación Universitaria
Citation: DARIUS, Rebeca Pizza Pancotte; LOPES, Betania Jacob Stange. O uso da metodologia da problematização para o desenvolvimento de projeto integrador no curso de pedagogia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 12, n. 2, p. 983-1004, abr/jun. 2017. https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9809. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9809. Acesso em: 2022-09-29
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.21723/riaee.v12.n2.9809
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9809
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.