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metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: FACHINETTI, Tamiris Aparecida
CANDIDO, Eliane Aparecida Piza
CARNEIRO, Relma Urel Carbone
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0003-4859-1471
https://orcid.org/0000-0001-6502-3834
https://orcid.org/0000-0002-8961-3617
Title: A democratização do acesso à educação superior brasileira: realidade e desafios
metadata.dc.terms.title: DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
22
1
jan./jun.
metadata.dc.format.medium: 83-95
Issue Date: 2020
ISSN: 2594-8385
metadata.dc.language: pt
Abstract: Considerando a educação como um direito humano, o presente artigo tem como objetivo discutir e analisar a Educação Superior no Brasil, que além de conservar o saber, tem o papel de formar e renovar intelectualmente a experiência humana. Dentro desta perspectiva, é possível observar que se torna preocupante a democratização do acesso diante da atual sociedade capitalista. Para fins desse estudo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, que apresentou como resultado um aumento significativo no número de matriculas neste nível de ensino nos últimos anos, tanto em instituições públicas quanto privadas, o que pode ser justificado pelos programas que facilitam esse acesso.

Considering education as a human right, this article aimed to discuss and analyze Higher Education in Brazil, which besides preserving knowledge, has the role of intellectually forming and renewing the human experience. From this perspective it is possible to observe that the democratization of the access before the present capitalist society becomes worrisome. For the purposes of this study, a bibliographical research, resulting in a significant increase in the number of enrollments at that level of education in recent years, both in public and private institutions, which may be justified by programs that facilitate such access.

Considerando la educación como un derecho humano, el presente artículo tiene como objetivo discutir y analizar la Educación Superior en Brasil, que además de conservar el saber, tiene el papel de formar y renovar intelectualmente la experiencia humana. Dentro de esta perspectiva, es posible observar que se ve como preocupante la democratización del acceso delante de la sociedad capitalista actual. Para los fines de ese estudio, se realizó una investigación bibliográfica, que tuvo como resultado un aumento significativo en el número de matrículas en este nivel de enseñanza en los últimos años, tanto en instituciones públicas como privadas, lo que se justifica por los programas que facilitan ese acceso.
Keywords: Educação superior
Democratização
Acesso
Higher education
Democratization
Access
Educación superior
Democratización
Acceso
Citation: FACHINETTI, Tamiris Aparecida; CANDIDO, Eliane Aparecida Piza; CARNEIRO, Relma Urel Carbone. A democratização do acesso à educação superior brasileira: realidade e desafios. DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v. 22, n. 1, p. 83-95, jan/jun. 2020. https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13309. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13309. Acesso em: 2022-09-29
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.30715/doxa.v22i1.13309
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/13309
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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