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metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: HABOWSKI, Adilson Cristiano
CONTE, Elaine
JACOBI, Daniel Felipe
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-5378-7981
https://orcid.org/0000-0002-0204-0757
Title: Alteridade e educação: um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade
metadata.dc.terms.title: DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação
metadata.dc.terms.source: Araraquara
20
1
jan./jun.
metadata.dc.format.medium: 65-79
Issue Date: 2018
ISSN: 2594-8385
metadata.dc.language: pt
Abstract: O presente ensaio, de alicerce hermenêutico, visa promover um diálogo com a diversidade sexual na educação, colocando como desafio a construção de uma cultura aberta às múltiplas linguagens e às diferenças, como forma de reduzir preconceitos, discriminações e aprender com a multiplicidade na escola. Alicerçados na filosofia de Emmanuel Lévinas, somos provocados a aprender com o outro, rumo à formação de uma inteligência coletiva que promova a vida e qualifique o saber social e diverso, indo além da repetição de identidades de gênero constituídas historicamente.

This essay aims to promote a dialogue with sexual diversity in education, placing as challenge the construction of a culture open to multiple languages and differences, as a way to reduce prejudice, discrimination and learn with multiplicity in school. Based on the philosophy of Emmanuel Lévinas, we are provoked to learn from each other, towards the formation of a collective intelligence that promotes life and qualifies social and diverse knowledge, going beyond the repetition of historically constituted gender identities.

El presente ensayo, de base hermenéutica, pretende promover un diálogo con la diversidad sexual en la educación, planteando como desafío la construcción de una cultura abierta a los múltiples lenguajes y las diferencias, como forma de reducir prejuicios, discriminaciones y aprender de la multiplicidad en la escuela. Alentados en la filosofía de Emmanuel Lévinas, estamos provocados a aprender con el otro, hacia la formación de una inteligencia colectiva que promueve la vida y califique el saber social y diverso, yendo más allá de la repetición de identidades de género constituidas históricamente.
Keywords: Alteridade
Educação
Diversidade sexual
Otherness
Education
Sexual diversity
Otredad
Educación
Diversidad sexual
Citation: HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine; JACOBI, Daniel Felipe. Alteridade e educação: um diálogo intersubjetivo pelo viés da diversidade. DOXA - Revista Brasileira de Psicologia da Educação, Araraquara, v. 20, n. 1, p. 65-79, jan/jun. 2018. https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11273. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11273. Acesso em: 2022-09-29
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.30715/rbpe.v20.n1.2018.11273
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/doxa/article/view/11273
metadata.dc.subject.classification: Nível epistemológico
Appears in Collections:DOXA: Revista Brasileira de Psicologia e Educação

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