Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6863
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves
BARROS, Rodrigo Carvalho do Rego
TEIXEIRA, Uyara Soares Cavalcanti
SOUZA, Mário José de
BARRPS, Nelson Filice de
Title: Formação de professores de classe hospitalar em saúde mental como resultante de uma pesquisa-ação existencial
metadata.dc.terms.title: Temas em Educação e Saúde
metadata.dc.terms.source: Araraquara
13
2
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 317-334
Issue Date: 2017
ISSN: 2526-3471
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este estudo elege como objetivo investigar a saúde do professor atuante em classe hospitalar na rede pública estadual de educação em Goiás. Enquanto metodologia utiliza-se a pesquisa-ação na perspectiva existencial. Como resultante da investigação de campo, foi proposto, em parceria com os atores e autores da pesquisa, um curso de formação em saúde mental com os docentes do Núcleo de Atendimento Educacional Hospitalar, valendo-se do método Problem-Based Learning (PBL), uma estratégia pedagógica de aprendizagem baseada em problemas e que elege como foco o aprendizado centrado no aluno.

This study aims to investigate the health of the hospital class teacher in the state department of education in Goiás. The methodology used was existential research-action. As a result of the field research, a training course in mental health was proposed in partnership with the actors and authors of the research with the teachers of the Nucleus of Hospital Educational Attendance, using the Problem-Based Learning (PBL) method, a pedagogical strategy of problem-based learning that focuses on student-centered learning.

Este estudio elige como objetivo investigar la salud del profesor actuante en escuela hospitalaria en la unidade pública estatal de educación en Goiás. Como resultado de la investigación de campo, se propuso, en asociación con los sujetos del estudio y autores de la investigación, un curso de formación en salud mental con los profesores del Núcleo de Atención Educativa Hospitalaria, utilizando el método Problem-based Learning (PBL), una estrategia pedagógica de aprendizaje basada en problemas y que tiene como principio el aprendizaje centrado en el alumno.
Keywords: Classe hospitalar
Formação de professor
Saúde mental
Pesquisa-ação
Hospital class
Teacher training
Mental health
Research-action
Clase hospitalaria
Formación de profesor
Salud mental
Investigación-acción
Citation: TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves; BARROS, Rodrigo Carvalho do Rego; TEIXEIRA, Uyara Soares Cavalcanti; SOUZA, Mário José de; BARRPS, Nelson Filice de. Formação de professores de classe hospitalar em saúde mental como resultante de uma pesquisa-ação existencial. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 317-334, jul/dez. 2017. https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.10680. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10680. Acesso em: 2022-09-26
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.10680
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/10680
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Temas em Educação e Saúde

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.