Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6854
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: AMARAL, Jodi Dee Hunt Ferreira do
FERREIRA, Pérsia Karine Rodrigues Kabata
ENUMO, Sônia Regina Fiorim
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0001-9043-1389
Title: A inserção-reinserção da criança com doença renal crônica na escola: a implentação de um projeto de diálogos entre escola e serviço de saúde
metadata.dc.terms.title: Temas em Educação e Saúde
metadata.dc.terms.source: Araraquara
13
2
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 197-208
Issue Date: 2017
ISSN: 2526-3471
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este trabalho teve como objetivo a inserção/reinserção das crianças e adolescentes com Doença Renal Crônica (DRC) na escola uma vez constatado, pelo serviço psicopedagógico, que as mesmas não estavam frequentando as instituições regulares de ensino. Para tanto, foram realizadas visitas técnicas às escolas visando compreender a situação global da criança no meio escolar bem como instrumentalizar a equipe escolar com as informações necessárias sobre a DRC e seus consequentes cuidados nutricionais, emocionais e sociais.

The aim of this study was to integrate children and adolescents with Chronic Kidney Disease (CKD) in schools as it was verified, by the psychopedagogical service, that these children were not frequently attending regular educational institutions. Therefore, technical visits were made to schools aiming a global comprehension of the child in the school environment as well as offering the schools information about CKD and its consequent nutritional, emotional and social care.

Este trabajo tuvo como objetivo la inserción/reinserción de los niños y adolescentes con Enfermedad Renal Crónica (DRC) en la escuela una vez constatado, por el servicio psicopedagógico, que las mismas no estaban frecuentando las instituciones regulares de enseñanza. Para ello, se realizaron visitas técnicas a las escuelas para comprender la situación global del niño en el medio de la escuela, así como instrumentalizar al equipo escolar con las informaciones necesarias sobre la DRC y sus consecuentes cuidados nutricionales, emocionales y sociales.
Keywords: Educação
Saúde
Hemodiálise
Psicoeducação
Intervenção
Education
Health
Hemodialysis
Psychoeducation
Intervention
Educación
Salud
Hemodiálisis
Psicoeducación
Intervención
Citation: AMARAL, Jodi Dee Hunt Ferreira do; FERREIRA, Pérsia Karine Rodrigues Kabata; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. A inserção-reinserção da criança com doença renal crônica na escola: a implentação de um projeto de diálogos entre escola e serviço de saúde. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 13, n. 2, p. 197-208, jul/dez. 2017. https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9601. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9601. Acesso em: 2022-09-26
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26673/rtes.v13.n2.jul-dez.2017.9601
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9601
metadata.dc.subject.classification: Nível técnico
Appears in Collections:Temas em Educação e Saúde

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.