Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6798
metadata.dc.type: Artigos
metadata.dc.creator: DELGADO, Adriana Patricio
Title: Saberes e profissionalização docente: um estudo a partir do olhar de alunos concluintes do curso de pedagogia
metadata.dc.terms.title: Temas em Educação e Saúde
metadata.dc.terms.source: Araraquara
10
metadata.dc.format.medium: 9-22
Issue Date: 2014
ISSN: 2526-3471
metadata.dc.language: pt
Abstract: O presente trabalho se organiza em três momentos. Primeiramente retoma, de modo breve, o percurso histórico do curso de Pedagogia, das Escolas Normais à Resolução n. 01/2006. No segundo momento, discute os temas saberes e profissionalização docente tendo como referencial teórico Tardif, Shulman, Zeichner, além dos estudos de Marin e Shiroma.

This paper is organized in three stages, first resume, briefly, the historical course of pedagogy, of Normal Schools to Resolution n. 01/2006. In the second discusses the topics of knowledge and professionalization as the theoretical framework Tardif, Shulman, Zeichner, in addition to studies of Marin and Shiroma. Finally, it presents the data collected and analyzed in comparison with the theoretical framework and public policies on teacher education, founding elements for the construction of this text.

El presente trabajo se organiza en tres momentos. En primer lugar retoma, de manera breve, el recorrido histórico del curso de Pedagogía, de las Escuelas Normales a la Resolución n. 01/2006. En el segundo momento, discute los temas de conocimiento y profesionalización docente teniendo como referentes teóricos a Tardif, Shulman, Zeichner, además de los estudios de Marin y Shiroma.
Keywords: Profissão docente
Saberes profissionais
Formação inicial
Políticas públicas
Teaching profession
Professional knowledge
Initial education
Public policy
Profesión docente
Conocimiento profesional
Formación inicial
Políticas públicas
Citation: DELGADO, Adriana Patricio. Saberes e profissionalização docente: um estudo a partir do olhar de alunos concluintes do curso de pedagogia. Temas em Educação e Saúde, Araraquara, v. 10, p. 9-22. 2014. https://doi.org/10.26673/tes.v10i0.9611. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9611. Acesso em: 2022-09-26
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.26673/tes.v10i0.9611
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos.fclar.unesp.br/tes/article/view/9611
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Temas em Educação e Saúde

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.