Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6632
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: SILVA, Messias Aparecida de Sousa
OLIVEIRA, Nilton Marques de
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-4564-6222
https://orcid.org/0000-0001-6485-314X
Title: Análise dos indicadores educacionais em Palmas – Tocantins
metadata.dc.terms.title: Travessias
metadata.dc.terms.source: Cascavel, PR
16
1
jan./abr.
metadata.dc.format.medium: 87-107
Issue Date: 2022
ISSN: 1982-5935
metadata.dc.language: pt
Abstract: O presente artigo avalia os indicadores de desempenho do ensino público de Palmas no estado do Tocantins, com a intenção de entender a situação atual em que se encontra a educação básica municipal. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, documental e análise descritiva dos dados externos. Os indicadores analisados foram: evolução do quantitativo das unidades educacionais; matrícula; índice de investimento; índice de distorção idade/série; taxa de analfabetismo, taxa de rendimento escolar, taxa de aprovação, de reprovação, taxa de abandono no Ensino Fundamental e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O período de análise compreendeu os anos de 1991 a 2020. Para tanto, apresentam-se as principais razões para a adoção de medidas com foco na qualidade constante do ensino municipal. Dessa forma, busca-se contribuir com a discussão da prática de avaliação dos resultados dos indicadores no âmbito da educação pública municipal, e assim propor ações que possam aprimorar o Ensino Infantil e Fundamental, o desenvolvimento do aluno e subsequentes melhorias nos resultados internos e externos. Este estudo revelou que a cidade de Palmas obteve avanço na universalização do ensino público e resultados positivos na Educação Infantil e Ensino Fundamental, superando o alcance das metas projetadas. A educação é, além de um projeto indispensável para a melhoria da qualidade de vida e dos direitos sociais, a base para o desenvolvimento social e econômico de uma cidade e/ou uma região.

This article assesses the performance indicators of public education in Palmas in the state of Tocantins, and intends to understand the current situation of municipal basic education. Regarding its methodology, used bibliographical research, documental and descriptive analysis of external data were used. The analyzed indicators were: evolution of the number of educational units; enrollment; investment index; Age/grade distortion index; illiteracy rate, school performance rate, pass rate, failure rate, dropout rate in elementary school and Basic Education Development Index (IDEB). The period of analysis ranged from the years of 1991 to 2020. Therefore, the main reasons for the adoption of measures focusing on the constant quality of municipal education are presented. Therefore, it is sought to contribute to the discussion of the practice of results evaluation of indicators within the scope of municipal public education, and thus propose actions that can improve early and primary education, student development and subsequent improvements in internal and external results . This study revealed that the city de Palmas made progress in the universalization of public education and positive results in early childhood education and primary education, surpassing the projected goals, and how education is an indispensable project for improving the quality of life and social rights, and is likewise the basis for the social and economic development of a city and/or a region.
Keywords: Ensino
Aprendizagem
Desempenho da educação
Educação básica
Teaching
Learning
Education performance
Basic education
Citation: SILVA, Messias Aparecida de Sousa; OLIVEIRA, Nilton Marques de. Análise dos indicadores educacionais em Palmas – Tocantins. Travessias, Cascavel, PR, v. 16, n. 1, p. 87-107, jan/abr. 2022. https://doi.org/10.48075/rt.v16i1.28714. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/28714. Acesso em: 2022-08-31
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.48075/rt.v16i1.28714
metadata.dc.identifier.url: https://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/article/view/28714
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Travessias

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.