Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6604
metadata.dc.type: Dossiê
metadata.dc.creator: RIBEIRO, Renato Antônio
GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-5770-7846
https://orcid.org/0000-0002-6559-2591
Title: Lembranças freireanas: reflexões docentes para pensar a formação de professores na Educação de Jovens e Adultos
metadata.dc.terms.title: Revista de Iniciação à Docência
metadata.dc.terms.source: Jequié, BA
6
2
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 583-602
Issue Date: 2021
ISSN: 2525-4332
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este estudo apresenta reflexões advindas de entrevistas realizadas com professores e professoras da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas goianas quanto à potencialidade dos pressupostos freireanos como suporte ao processo formativo docente na modalidade. Neste movimento empírico, foi investigado se nas lembranças que emergem dos processos formativos dos docentes, Paulo Freire se fez/faz presente. A formação docente é uma preocupação presente ao longo de toda a obra freireana e diante dela cabe ponderarmos a necessidade de uma prática educativa que considere os contextos existenciais e a concretude dos estudantes. A partir das lembranças resgatadas junto aos docentes, foi possível perceber que o legado freireano se faz presente e pode dar suporte à prática docente na EJA. Vários conceitos-chave e/ou ideias freireanas emergiram nas lembranças resgatadas pelos docentes. Os resultados não sugerem plena apropriação teórica dos pressupostos freireanos e tampouco garantia de influência na prática educativa que exercem junto aos estudantes da EJA. Mas o legado teórico freireano, ao ser reinventado e recontextualizado nos espaços-tempo históricos, permite sustentar a formação de professores para a EJA a fim de fortalecê-la como uma modalidade que atenda aos interesses da classe trabalhadora estudante.

This study presents reflections arising from interviews carried out with teachers of Youth and Adult Education (EJA) from schools in Goiás, regarding the potential of Freire's assumptions as support for the teaching training process in the modality. In this empirical movement, it was investigated whether in the memories that emerge from the teachers' formative processes, Paulo Freire was/is present. Teacher training is a present concern throughout all of Freire's work and, in view of it, we must consider the need for an educational practice that considers the existential contexts and concreteness of students. From the memories rescued from the teachers, it was possible to see that the Freirean legacy is present and can support the teaching practice in EJA. Several key concepts and/or Freirean ideas emerged in the memories retrieved by the teachers. The results do not suggest full theoretical appropriation of Freire's assumptions, nor a guarantee of influence in the educational practice they exercise with EJA students. But Freire's theoretical legacy, when reinvented and recontextualized in historical space-times, allows for sustaining teacher education for EJA in order to strengthen it as a modality that meets the interests of the student working class
Keywords: Paulo Freire
Educação de adultos
Formação docente
Trabalhadores estudantes
Paulo Freire
Adult education
Teacher training
Student workers
Citation: RIBEIRO, Renato Antônio ; GUIMARÃES, Simone Sendin Moreira. Lembranças freireanas: reflexões docentes para pensar a formação de professores na Educação de Jovens e Adultos. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, BA, v. 6, n. 2, p. 583-602, jul/dez. 2021. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9283. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9283. Acesso em: 2022-08-09
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9283
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9283
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Revista de Iniciação à Docência

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.