Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6603
metadata.dc.type: Dossiê
metadata.dc.creator: URBAN, Juliane Retko
FRASSON, Antonio Carlos
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-8494-0897
https://orcid.org/0000-0002-1229-9009
Title: Contribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio
metadata.dc.terms.title: Revista de Iniciação à Docência
metadata.dc.terms.source: Jequié, BA
6
2
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 565-582
Issue Date: 2021
ISSN: 2525-4332
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este artigo, na forma de pesquisa de revisão bibliográfica sistemática, objetiva identificar a produção científica referente à contribuição de Paulo Freire para a formação de professores, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos, EJA. A pesquisa foi realizada com a metodologia denominada Methodi Ordinatio. A questão norteadora foi: Quais as contribuições de Paulo Freire para a formação de professores da modalidade de educação de jovens e adultos? Do ponto de vista da problemática, a pesquisa se caracteriza como de cunho qualitativo, pois visa conhecer o que a literatura apresenta sobre as questões centrais do tema. Como resultado do levantamento, obteve-se, inicialmente, 182 (cento e oitenta e dois) artigos. Após o processo de filtragem e eliminação de duplicatas e títulos não pertencentes à área de pesquisa, restaram 105 (cento e cinco) artigos; dos quais foram lidos o título e o resumo, e verificou-se que 10 (dez) artigos se referem aos temas, em conjunto: formação de professores, educação de jovens e adultos e Paulo Freire.Constatou-se as contribuições de Paulo Freire para a EJA e que existem possibilidades de pesquisa direcionando essas contribuições para a formação de professores nessa modalidade de ensino.

This article, in the form of a systematic bibliographic review research, aims to identify the scientific production on the theme of Paulo Freire's contribution to teacher education, in the form of Youth and Adult Education. The research was carried out with the methodology called Methodi Ordinatio. The guiding question was: What are Paulo Freire's contributions to the training of teachers in the youth and adult education modality? From the point of view of the issue, it is characterized by a qualitative nature, as it seeks to know what the literature puts on the central issues of the theme. As a result of the survey, initially 182 articles were obtained, after the process of filtering and eliminating duplicates and titles outside the research area, 105 articles remained. Of these 105, the title and abstract were read and 10 articles referred to teacher training, youth and adult education and Paulo Freire. It was observed in this study that there are research possibilities when directed to the contributions of Paulo Freire with the training of teachers for the education of young people and adults.
Keywords: Educação de jovens e adultos
Formação de professores
Methodi Ordinatio
Paulo Freire
Youth and adult education
Teacher training
Methodi Ordinatio
Paulo Freire
Citation: URBAN, Juliane Retko ; FRASSON, Antonio Carlos. Contribuições de Paulo Freire na formação de professores para a Educação de Jovens e Adultos: uma análise da produção científica sob a ótica do Methodi Ordinatio. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, BA, v. 6, n. 2, p. 565-582, jul/dez. 2021. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9103. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9103. Acesso em: 2022-08-09
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9103
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9103
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista de Iniciação à Docência

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.