Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6601
metadata.dc.type: Dossiê
metadata.dc.creator: NASCIMENTO, Thiago Jovane
FERNANDES, Sonia Regina de Souza
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0003-4055-940X
https://orcid.org/0000-0001-6788-6238
Title: Formação docente, metodologias ativas e problematização: diálogos com Paulo Freire
metadata.dc.terms.title: Revista de Iniciação à Docência
metadata.dc.terms.source: Jequié, BA
6
2
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 526-548
Issue Date: 2021
ISSN: 2525-4332
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este texto é resultante de uma pesquisa bibliográfica conforme Gil (1994), que objetiva apresentar discussões e reflexões acerca da formação docente, em diálogo com o pensamento freireano. Contemplamos as metodologias ativas da problematização (PBL e Problematização pelo arco de Mangarez) como um dos possíveis princípios da formação docente, o que perpassa também as discussões acerca do currículo. Apontamos o currículo globalizante/integrado como o mais adequado a essa proposta. Como abordagem temática freireana, para a construção de um currículo em blocos temáticos, sinalizamos a possibilidade do uso dos Três Momentos Pedagógicos (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002), em articulação com as metodologias ativas da problematização. Prosseguimos com a caracterização da pedagogia tradicional, em relação à qual tanto o pensamento freireano quanto às metodologias ativas se constituem enquanto uma reação. Por fim, concluímos que repensar a formação docente, numa relação dialógica-problematizadora, tem como finalidade maior a transformação social, na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

This text is the result of a bibliographical research Gil (1994), which looks at discussions and reflections on teacher education, in dialogue with Freire's thought. We contemplate the active problematization methodologies (PBL and Problematization through the Mangarez arc) as one of the possible principles of teacher education, which also permeates the discussions about the curriculum. We point out the globalizing/integrated curriculum as the most suitable for this proposal. As a Freirean thematic approach, for the construction of a curriculum in thematic blocks, we indicate the possibility of using the Three Pedagogical Moments (DELIZOICOV; ANGOTTI; PERNAMBUCO, 2002), in conjunction with the active problematization methodologies. We continue with the characterization of traditional pedagogy, in relation to which both Freirean thought and active methodologies are constituted as a reaction. Finally, we conclude that rethinking teacher education, in a dialogical-problematizing relationship, has as its main objective social transformation, in the construction of a more just and fraternalsociety.
Keywords: Paulo Freire
Metodologias qativas
Currículo
Formação docente
Paulo Freire
Active methodologies
Curriculum
Teacher training
Citation: NASCIMENTO, Thiago Jovane ; FERNANDES, Sonia Regina de Souza. Formação docente, metodologias ativas e problematização: diálogos com Paulo Freire. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, BA, v. 6, n. 2, p. 526-548, jul/dez. 2021. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9292. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9292. Acesso em: 2022-08-09
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9292
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9292
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista de Iniciação à Docência

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.