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dc.creatorNUNES, Alina
dc.creatorZACCHI, Lara Lucena
dc.creatorOTTO, Claricia
dc.creatorARAUJO, Camilo Buss
dc.date.accessioned2022-08-09T13:45:21Z-
dc.date.available2022-08-09T13:45:21Z-
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationNUNES, Alina ; ZACCHI, Lara Lucena ; OTTO, Claricia ; ARAUJO, Camilo Buss. Representações de indígenas em diferentes fontes: desafiosno ensino de história. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, BA, v. 6, n. 1, p. 21-35, jan/jun. 2021. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.7372. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7372. Acesso em: 2022-08-09
dc.identifier.issn2525-4332
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6587-
dc.description.abstractEste relato é parte da experiência de estágio em História e objetiva socializar possibilidades de produção de conhecimento histórico escolar sobre povos indígenas por meio de fontes históricas, especialmente audiovisuais e História em Quadrinhos (HQs). Metodologicamente, para debater sobre representações a respeito do passado, das identidades, dos saberes e tradições de povos indígenas, as aulas foram desenvolvidas pela via da construção de conceitos, quais sejam: civilização, etnocentrismo, eurocentrismo e alteridade. Conclui que a mobilização e problematização de diferentes fontes em sala de aula contribui na construção de conceitos de um ensino de História que leve a compreender diferentes pontos de vista. Apesar de existirem fontes impregnadas de preconceitos e de estereótipos, há também as que apresentam as populações indígenas como protagonistas e sujeitos históricos.pt_BR
dc.description.abstractThis report is part of a History teaching internship experience and it aims to socialize thepossibilities of school historic knowledge production about native Brazilians (indigenouspeople)throughhistoricalsources,especiallyaudiovisualandcomicstrips.Methodologically, in order to debate about past representations, identities, knowledgeand traditions of indigenous people, the classes were developed throughout conceptconstruction, whichare: civilization, ethnocentrism, eurocentrism and otherness. The conclusion is that mobilization and problematization of various sources contribute to theconstruction of concepts of a History teaching practice that leads to the understanding of different points of view. Despite the existence of sources that are impregnated of prejudice and stereotypes, there are also those that introduce the indigenous population as protagonists as well as historic figures.en_US
dc.format.medium21-35
dc.languageptpt_BR
dc.subjectHistória - Estágio supervisionadopt_BR
dc.subjectColégio de Aplicação – Universidade Federal de Santa Catarinapt_BR
dc.subjectFontes históricaspt_BR
dc.subjectPovos indígenaspt_BR
dc.subjectSupervised internship of History teachingen_US
dc.subjectColégio de Aplicação – Universidade Federal de Santa Catarinaen_US
dc.subjectHistory sourcesen_US
dc.subjectIndigenous peopleen_US
dc.subject.classificationNível metodológico
dc.titleRepresentações de indígenas em diferentes fontes: desafiosno ensino de história
dc.typeArtigo
dc.terms.sourceJequié, BA
dc.terms.source6
dc.terms.source1
dc.terms.sourcejan./jun.
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.7372
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-2413-4666
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-6295-2336
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-8682-8332
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-7517-2136
dc.identifier.urlhttps://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/7372
dc.terms.titleRevista de Iniciação à Docência
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