Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6584
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: SILVA, Adriana de Mello Amorim Novais
BENEDICTIS, Nereida Maria Santos Mafra
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-2997-8091
https://orcid.org/0000-0001-9257-3487
Title: Roda de conversa: diálogo docente para o acompanhamento do ensino aprendizagem na EJA da Rede Estadual da Bahia
metadata.dc.terms.title: Revista de Iniciação à Docência
metadata.dc.terms.source: Jequié, BA
6
2
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 267-282
Issue Date: 2021
ISSN: 2525-4332
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este artigo visa a apresentar a compreensão da importância do diálogo docente com seus pares para o acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem na modalidade EJA. Para isso, buscou-se conhecer o diálogo na teoria freiriana, os princípios teóricos e metodológicos e as orientações para o acompanhamento da aprendizagem na Política da EJA da Rede Estadual da Bahia (2011). Como referencial teórico, utilizaram-se os estudos de Freire (1980, 2013, 2001, 2011) sobre o diálogo, e a discussão sobre a importância da formação do(a) professor(a) embasou-se em Candau (2011), Nóvoa (1992) e Tardif (2006). Para a coleta dos dados, usou-se a roda de conversa com os professores(as) com questões norteadoras, envolvendo o entendimento sobre a EJA, dificuldades de aprendizagem, metodologias positivas e motivos que levaram os(as) educandos(as) a retornarem à escola na modalidade EJA. Com este trabalho, pôde-se perceber a importância dos momentos de diálogo, autêntico, de comunicação e colaboração, entre os professores(as) e seus pares.

This article aims to present the understanding of the importance of teachers' dialogue with their peers for monitoring the teaching-learning process in the Youth and Adult Education. For this, we sought to understand the importance of dialogue in Freirian theory, to know the theoretical and methodological principles and guidelines for monitoring learning in the Youth and Adult Education Policy of the Bahia State (2011). As a theoretical framework, we used the studies about dialogue by Freire (1980, 2013, 2001, 2011), and the discussion about the importance of teacher education was based on Candau (2011), Nóvoa (1992) and Tardif (2006). For data collection, a conversation wheel with teachers was used, with guiding questions, evolving understanding about Youth and Adult Education, learning difficulties, positive methodologies and reasons that led students to return to school in the Youth and Adult Education modality. With this work, it was possible to notice the importance of moments of dialogue, authentic, of communication and collaboration, between teachers and their pairs.
Keywords: EJA
Diálogo
Professores(as)
Roda de conversa
Ensino
aprendizagem
Youth and adult education
Dialogue
Teachers
Conversation wheel
Teaching
learning
Citation: SILVA, Adriana de Mello Amorim Novais ; BENEDICTIS, Nereida Maria Santos Mafra. Roda de conversa: diálogo docente para o acompanhamento do ensino aprendizagem na EJA da Rede Estadual da Bahia. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, BA, v. 6, n. 2, p. 267-282, jul/dez. 2021. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9437. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9437. Acesso em: 2022-08-09
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9437
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9437
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Revista de Iniciação à Docência

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.