Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6573
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: FONSECA, Eril Medeiros
BIERHALZ, Crisna Daniela Krause
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0001-9529-2357
https://orcid.org/0000-0002-5117-6415
Title: Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências
metadata.dc.terms.title: Revista de Iniciação à Docência
metadata.dc.terms.source: Jequié, BA
6
2
jul./dez.
metadata.dc.format.medium: 91-105
Issue Date: 2021
ISSN: 2525-4332
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este trabalho busca identificar tendências temáticas, teóricas e metodológicas nas práticas pedagógicas realizadas pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), no subprojeto Ciências da Natureza, vinculado à Unipampa –CampusDom Pedrito. Para isso analisaram-se os relatórios de produção do Programa (2018-2019) a partir de três eixos definidos a priori: abordagem de temas, tendências teóricas e metodológicas. As informações foram organizadas por meio da análise de conteúdo seguindoas etapas de leitura, aproximação com os eixos temáticos e sistematização das informações. Verificou-se que a abordagem de temáticas ambientais, como as relacionadas ao bioma Pampa e aspectos presentes na realidade do estudante prevaleceu nas práticas analisadas. Pôde-se notar que não há uma metodologia definida, mas as práticas são balizadas, em geral, por uma concepção progressista de ensino. Além disso, o Programa parece ancorar-se em referenciais próximos a ideia de contextualização. Destaca-se, ainda,a abordagem dialogada nas práticas de ensino, os planejamentos coletivos e a contribuição para constituição da identidade do professor.

This work seeks to identify thematic, theoretical and methodological trends in the pedagogical practices carried out by PIBID, in the Nature Sciences subproject, linked to Unipampa –Dom Pedrito Campus. Thus, the production reports of the Program (2018-2019) were analyzed at first from three specific axes: thematic, theoretical and methodological trends. The information was organized through the content analysis following the reading steps; approximation with the thematic axes and systematization of information. It was noticed the approach of environmental themes such as the Pampa Biome and the aspects present in the student's reality; there is no defined methodology, but the practices are generally based according to a progressive conception of teaching. Furthermore, the Program seems to be supported by references close to the idea of contextualization. We can still highlight the dialogue approach in teaching practices, collective planning and the contribution to the constitution of the teacher's identity.
Keywords: Ensino de ciências
Contextualização
Relatórios de produção
Teaching Science
Contextualization
Report production
Citation: FONSECA, Eril Medeiros ; BIERHALZ, Crisna Daniela Krause. Práticas pedagógicas do Pibid Ciências da Natureza: mapeando tendências. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, BA, v. 6, n. 2, p. 91-105, jul/dez. 2021. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9458. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9458. Acesso em: 2022-08-09
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.9458
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/9458
metadata.dc.subject.classification: Nível metodológico
Appears in Collections:Revista de Iniciação à Docência

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.