Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6567
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: MONTEIRO, Lucas
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0003-4029-7489
Title: Educação física no ensino médio: um direito ameaçado
metadata.dc.terms.title: Revista de Iniciação à Docência
metadata.dc.terms.source: Jequié, BA
6
1
jan./jun.
metadata.dc.format.medium: 138-153
Issue Date: 2021
ISSN: 2525-4332
metadata.dc.language: pt
Abstract: O presente trabalho apresenta uma reflexão teórica acerca da realidade escolar brasileira em relação à Educação Física. A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa bibliográfica. Verifica-se a obrigatoriedade da disciplina na escola edirecionamento de uma educação crítica e contextualizada com a realidade por parte do Estado, que contraditoriamente não oferece condições adequadas para a prática. Verifica-se o descaso com a disciplina por parte das escolas, que não consideram sua amplitude e importância. Conclui-se que a Educação Física no ensino médio é um direito ameaçado, que a prática diária da disciplina pode contribuir de forma positiva para a saúde e apreensão crítica dos conhecimentos relativos à cultura de movimento para estudantes do ensino médio

The present work presents a theoretical reflection about the Brazilian school reality in relation to Physical Education. The methodological approach used is bibliographic research. By the State it is obligatory the subject at school and a direction of critical education contextualized with reality, which contradictorily does not offer adequate conditions for practice. There is a disregard for discipline on the part of schools, which do not consider its breadth and importance. It is concluded that Physical Education in high school is a threatened right, that the daily practice of the discipline can contribute positively to health and critical apprehension of the knowledge related to the culture of movement for high school students.
Keywords: Educação física
Ensino médio
Educação
Saúde
Physical Education
High school
Education
Health
Citation: MONTEIRO, Lucas. Educação física no ensino médio: um direito ameaçado. Revista de Iniciação à Docência, Jequié, BA, v. 6, n. 1, p. 138-153, jan/jun. 2021. https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.8450. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8450. Acesso em: 2022-08-09
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i1.8450
metadata.dc.identifier.url: https://periodicos2.uesb.br/index.php/rid/article/view/8450
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista de Iniciação à Docência

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.