Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6412
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: RAMALHO, Henrique Manuel Pereira
metadata.dc.creator.orcid: https://orcidorg/0000-0002-5512-1278
Title: Políticas de educação superior e de formação de professores no vulto ideológico da agência de avaliação e acreditação do ensino superior (A3ES)
metadata.dc.terms.title: Revista Educação e Políticas em Debate
metadata.dc.terms.source: Uberlândia
11
1
jan./abr.
metadata.dc.format.medium: 421-437
Issue Date: 2022
ISSN: 2238-8346
metadata.dc.language: pt
Abstract: O presente ensaio tem como objetivo analisar e interpretar a influência da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)na formação de professores em Portugal, compreendendo-a no quadro da narrativa da profissionalidade docente de matriz europeísta. O cerne da problemática em questão passa por dirimir a relação que esta instância tem vindo a consolidar com a velha escala do (euro)centralismo político da profissionalização docente. Adotamos uma metodologia de macroanálise de conteúdo sistemática do corpuslegislativo de referência. Concludentemente, damo-nos conta de uma perceçãoda arquitetura da formação docente cada vez mais focalizada numa profissionalização internamente vigiada e externamente estandardizada à escala europeia, sob a capa do espaço europeu do ensino superior.

The goalof this essay is to analyze and interpret the influence of the Higher Education Assessment and Accreditation Agency (A3ES) on teacher’straining in Portugal, by analyzingit within the framework of the European professional teaching narrative. The core ofthe issue in question is to assaythe relationship this organization has been consolidating with the old scale of the (euro)political centralism of teacher professionalization. We adopted a methodology of macroanalysis of the systematic content of the legislative corpusof reference. In conclusion, we are aware of a perception of the architecture of teacher education that has become increasingly focused on professionalization internally monitored and externally standardized on a European scale, under the cover of the European space of higher education.

Este ensayo tiene como objetivo analizar e interpretar la influencia de la Agencia de Evaluación y Acreditación de la Educación Superior (A3ES) en la formación del profesorado en Portugal, entendiéndola en el marco de la narrativa de la profesionalidad docente de una matriz europeísta.El núcleo del tema en cuestión es resolver la relación que esta instancia viene consolidando con la vieja escala del (euro) centralismo político de la profesionalización docente.Adoptamos una metodología de macroanálisis de contenido sistemático del cuerpo legislativo de referencia.En conclusión, somos conscientes de una percepción de la arquitectura de la formación del profesorado cada vez más centrada en una profesionalización supervisada internamente y estandarizada externamente a escala europea, bajo el disfraz del espacio europeo de educación superior.
Keywords: Educação superior
Formação de professores
Vulto ideológico da A3ES
Higher education
Teacher training
Ideological figure of A3ES
Educación universitaria
Formación de profesores
Figura ideológica dela A3ES
Citation: RAMALHO, Henrique Manuel Pereira. Políticas de educação superior e de formação de professores no vulto ideológico da agência de avaliação e acreditação do ensino superior (A3ES). Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 11, n. 1, p. 421-437, jan/abr. 2022. https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-60809. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60809/33501. Acesso em: 2022-07-18
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-60809
metadata.dc.identifier.url: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60809/33501
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:Revista Educação e Políticas em Debate

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.