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metadata.dc.type: Entrevista
metadata.dc.creator: SOUZA, Ediléia Alves Mendes
PALAFOX, Gabriel Humberto Muñoz
SILVA, Maria Vieira
FRANÇA, Robson Luiz de
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0001-9369-2453
https://orcid.org/0000-0002-9295-560X
https://orcid.org/0000-0002-4510-0844
https://orcid.org/0000-0001-7966-961X
Title: Entrevista - Educação em tempo integral no Brasil: rupturas, avanços, permanências e desafios de uma política pública no contexto escolar
metadata.dc.terms.title: Revista Educação e Políticas em Debate
metadata.dc.terms.source: Uberlândia
8
3
set./dez.
metadata.dc.format.medium: 307-318
Issue Date: 2019
ISSN: 2238-8346
metadata.dc.language: pt
Abstract: Na presente entrevista, por meio do diálogo estabelecido com uma professora engajada na luta em defesa da educação pública, propõe-se a fazer uma análise a respeito da educação integral em tempo integral. Para tal abordou-se alguns dos principais aspectos que influenciam na implementação e desenvolvimento dessa política no contexto escolar brasileiro. As reflexões contribuem para fomentar a crítica em torno de concepções vigentes, da estrutura, da legislação, ressaltando-se rupturas, avanços e lacunas que ainda persistem. O balanço analítico em torno da experiência dos Ciep, no Rio de Janeiro nas décadas de 1980/1990, coloca em discussão os limites e desafios dessa política e ao mesmo tempo resgata-a enquanto possibilidade de melhoria do ensino público promovendo maior igualdade educacional visto que permite ampliar as experiências formativas dos alunos, sobretudo das camadas populares.

In this interview, through the dialogue established with a teacher engaged in the fight in defense of public education, it is proposed to make an analysis about full-time full education. For such, we addressed some of the main aspects that influence the implementation and development of this policy in the Brazilian school context. The reflections contribute to promote the criticism about current conceptions, the structure, the legislation, highlighting ruptures, advances and gaps that still persist. The analytical balance on the experience of the Ciep in Rio de Janeiro in the 1980s and 1990s brings into discussion the limits and challenges of this policy and at the same time rescues it as a possibility of improving public education by promoting greater educational equality since It allows to broaden the formative experiences of the students, especially the popular classes.
Keywords: Educação em tempo integral
Política pública educacional
Contexto escolar
Full time education
Educational public policy
School context
Citation: SOUZA, Ediléia Alves Mendes; PALAFOX, Gabriel Humberto Muñoz; SILVA, Maria Vieira; FRANÇA, Robson Luiz de. Entrevista - Educação em tempo integral no Brasil: rupturas, avanços, permanências e desafios de uma política pública no contexto escolar. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 8, n. 3, p. 307-318, set/dez. 2019. https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n3a2019-52565. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/52565. Acesso em: 2022-06-07
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n3a2019-52565
metadata.dc.identifier.url: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/52565
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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