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metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: BITTENCOURT JUNIOR, Nilton Ferreira
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-2148-3828
Title: Hegemonia, cultura e educação para onde caminhamos?
metadata.dc.terms.title: Revista Educação e Políticas em Debate
metadata.dc.terms.source: Uberlândia
7
3
set./dez.
metadata.dc.format.medium: 500-513
Issue Date: 2018
ISSN: 2238-8346
metadata.dc.language: pt
Abstract: Neste artigo buscamos a representação da escolarização/educação como mecanismo determinante na formação da cultura moderna. E como no século XXI este mecanismo apresenta indícios de ser desarticulado e substituído pelas mídias eletrônicas. Analisamos desde o processo de escolarização em massa, a partir do século XVI até os dias de hoje. Nesta análise utilizamos o conceito hegemonia do filósofo Italiano Antônio Gramsci e sua relação com o processo educativo – a pedagogia e a cultura. Neste jogo social, a escolarização em massa sofreu mutações, dentro do princípio experimental iluminista. Inicialmente com a ingênua missão de igualar seres humanos, mas tomada pela nova classe dominante, a burguesia, ser torna seu instrumento de ampliação de lucros e controle social. De libertadora das trevas da ignorância para a alienadora formação de descartáveis máquinas humanas.

This paper sought the presentation of schooling/education as a determining mechanism in the formation of modern culture. And how in the twenty-first century this mechanism shows signs, intentionally by the ruling classes, of being disarticulation by television media and social networks. We analyzed the process of mass schooling, begin in the 16th century until the present day. This analysis uses the hegemonic concept of the Italian philosopher Antonio Gramsci and his relationship with the educational process - pedagogy and a culture. In this social game, mass schooling underwent mutations, within the experimental enlightenment principle. Initially with the naive mission of equating human beings, but taken over by the new ruling class, the bourgeoisie, becoming its instrument of expansion of profits and social control. From freedom of the darkness of ignorance to the alienating formation of disposable human machines.
Keywords: Hegemonia
Escolarização
Cultural
Hegemony
Schooling
Cultural
Citation: BITTENCOURT JUNIOR, Nilton Ferreira. Hegemonia, cultura e educação para onde caminhamos?. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 7, n. 3, p. 500-513, set/dez. 2018. https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47530. Acesso em: 2022-06-07
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-11
metadata.dc.identifier.url: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47530
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
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