Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6148
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSCHERER, Susana
dc.date.accessioned2022-05-12T21:02:17Z-
dc.date.available2022-05-12T21:02:17Z-
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationSCHERER, Susana. Políticas educacionais e trabalho docente na escola pública: questões candentes. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 100-124. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p100-124. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/26044. Acesso em: 2022-05-12
dc.identifier.issn2318-7344
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6148-
dc.description.abstractEste estudo objetiva analisar as políticas educacionais e aferir algumas de suas implicações sobre o trabalho docente na escola pública brasileira. Abrange um olhar multidimensional sobre a docência, no âmbito das questões globais (do Estado e das políticas educacional), reconhecendo as inferências de cunho neoliberal, sustentadas na ideia de Nova Gestão Pública (NGP), e nos mecanismos de gerencialismo e performatividade. Os resultados da pesquisa reconhecem a presença da NGP e do gerencialismo na educação nacional, principalmente, através de avaliações externas e em larga escala com estudantes e docentes como ferramentas para medir a qualidade educacional, metas e desempenhos como princípios via Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e ações no campo da formação e seleção de professores assim como da avaliação daqueles professores já atuantes nas escolas, repercutindo em mudanças sensíveis com a construção de um perfil de professor orientado pela performatividade.pt_BR
dc.format.medium100-124
dc.languageptpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjecttrabalho docente e escolapt_BR
dc.subjectperformatividade e gerencialismo.pt_BR
dc.subject.classificationNível teórico
dc.titlePolíticas educacionais e trabalho docente na escola pública: questões candentes
dc.typeArtigo
dc.terms.sourceBelo Horizonte
dc.terms.source9
dc.terms.source18
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p100-124
dc.identifier.urlhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/26044
dc.terms.title@rquivo Brasileiro de Educação
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.