Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6148
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: SCHERER, Susana
Title: Políticas educacionais e trabalho docente na escola pública: questões candentes
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
9
18
metadata.dc.format.medium: 100-124
Issue Date: 2021
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este estudo objetiva analisar as políticas educacionais e aferir algumas de suas implicações sobre o trabalho docente na escola pública brasileira. Abrange um olhar multidimensional sobre a docência, no âmbito das questões globais (do Estado e das políticas educacional), reconhecendo as inferências de cunho neoliberal, sustentadas na ideia de Nova Gestão Pública (NGP), e nos mecanismos de gerencialismo e performatividade. Os resultados da pesquisa reconhecem a presença da NGP e do gerencialismo na educação nacional, principalmente, através de avaliações externas e em larga escala com estudantes e docentes como ferramentas para medir a qualidade educacional, metas e desempenhos como princípios via Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e ações no campo da formação e seleção de professores assim como da avaliação daqueles professores já atuantes nas escolas, repercutindo em mudanças sensíveis com a construção de um perfil de professor orientado pela performatividade.
Keywords: Políticas públicas educacionais
trabalho docente e escola
performatividade e gerencialismo.
Citation: SCHERER, Susana. Políticas educacionais e trabalho docente na escola pública: questões candentes. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 100-124. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p100-124. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/26044. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p100-124
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/26044
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.