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dc.creatorVELOSO, Silene Gelmini Araújo
dc.date.accessioned2022-05-12T21:02:17Z-
dc.date.available2022-05-12T21:02:17Z-
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationVELOSO, Silene Gelmini Araújo. Currículo como materialização de conceitos, ideologias e projetos societários. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 385-408. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p385-408. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24837. Acesso em: 2022-05-12
dc.identifier.issn2318-7344
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6147-
dc.description.abstractO presente artigo tem como objetivo confrontar as concepções de três autores do campo do currículo: Apple, Young e Freire. Trata-se de um texto teórico, produzido a partir de uma pesquisa bibliográfica de cunho interpretativo. Esses autores foram escolhidos por serem clássicos do campo curricular e por apresentarem proposições que ora convergem e ora divergem, o que proporciona um panorama crítico da discussão sobre currículo. Ao apresentarem as suas considerações para as questões: A que ou a quem servem as escolas? (APPLE); Para que servem as escolas? (YOUNG); e Como a escola pode contribuir para a construção da conexão homem-mundo por meio do conhecimento contextualizado? (FREIRE), o artigo provoca a discussão sobre a pseudoneutralidade dos conhecimentos escolares e as diversas funções da escola na construção de diferentes projetos de sociedade. Currículo e poder, conhecimento “poderoso” e conhecimento contextualizado, movimento de “modernização conservadora” e as políticas de performatividade e o currículo como potencializador da necessária consciência e conexão homem-mundo por meio da construção da autonomia dos estudantes, são alguns dos temas tratados no artigo que se coloca como um painel de concepções curriculares.pt_BR
dc.format.medium385-408
dc.languageptpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectFunção social da escolapt_BR
dc.subject.classificationNível teórico
dc.titleCurrículo como materialização de conceitos, ideologias e projetos societários
dc.typeArtigo
dc.terms.sourceBelo Horizonte
dc.terms.source7
dc.terms.source16
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p385-408
dc.identifier.urlhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24837
dc.terms.title@rquivo Brasileiro de Educação
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