Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6147
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | VELOSO, Silene Gelmini Araújo |
Title: | Currículo como materialização de conceitos, ideologias e projetos societários |
metadata.dc.terms.title: | @rquivo Brasileiro de Educação |
metadata.dc.terms.source: | Belo Horizonte 7 16 |
metadata.dc.format.medium: | 385-408 |
Issue Date: | 2019 |
ISSN: | 2318-7344 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | O presente artigo tem como objetivo confrontar as concepções de três autores do campo do currículo: Apple, Young e Freire. Trata-se de um texto teórico, produzido a partir de uma pesquisa bibliográfica de cunho interpretativo. Esses autores foram escolhidos por serem clássicos do campo curricular e por apresentarem proposições que ora convergem e ora divergem, o que proporciona um panorama crítico da discussão sobre currículo. Ao apresentarem as suas considerações para as questões: A que ou a quem servem as escolas? (APPLE); Para que servem as escolas? (YOUNG); e Como a escola pode contribuir para a construção da conexão homem-mundo por meio do conhecimento contextualizado? (FREIRE), o artigo provoca a discussão sobre a pseudoneutralidade dos conhecimentos escolares e as diversas funções da escola na construção de diferentes projetos de sociedade. Currículo e poder, conhecimento “poderoso” e conhecimento contextualizado, movimento de “modernização conservadora” e as políticas de performatividade e o currículo como potencializador da necessária consciência e conexão homem-mundo por meio da construção da autonomia dos estudantes, são alguns dos temas tratados no artigo que se coloca como um painel de concepções curriculares. |
Keywords: | Currículo Conhecimento Função social da escola |
Citation: | VELOSO, Silene Gelmini Araújo. Currículo como materialização de conceitos, ideologias e projetos societários. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 385-408. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p385-408. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24837. Acesso em: 2022-05-12 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p385-408 |
metadata.dc.identifier.url: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/24837 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | @rquivo Brasileiro de Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.