Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6146
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVENÂNCIO, Ludmila Salomão
dc.creatorOLIVEIRA, Jeisiane Cristina Urzedo de
dc.creatorLOPES, Letícia Ribeiro
dc.creatorRUAS, Thatiane Santos
dc.date.accessioned2022-05-12T21:02:17Z-
dc.date.available2022-05-12T21:02:17Z-
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationVENÂNCIO, Ludmila Salomão; OLIVEIRA, Jeisiane Cristina Urzedo de; LOPES, Letícia Ribeiro; RUAS, Thatiane Santos. O uso do computador na educação infantil: uma revisão de literatura. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 363-384. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p363-384. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23805. Acesso em: 2022-05-12
dc.identifier.issn2318-7344
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6146-
dc.description.abstractO computador, utilizado como ferramenta pedagógica, vem se tornando um recurso didático potencializador do processo de ensino-aprendizagem (COSCARELLI, 2002). No entanto, há uma escassez de estudos que pesquisam o uso do computador na Educação Infantil. Neste contexto, o presente artigo apresenta uma pesquisa que teve por objetivo responder ao seguinte problema: O que artigos científicos abordam a respeito do uso do computador na Educação Infantil? Para tanto, objetivou: (i) examinar o conteúdo de cada um dos artigos localizados, por meio da pesquisa exploratória, (ii) compreender o que as obras selecionadas apresentam sobre a temática e (iii) localizar os pontos de proximidade e de distanciamento entre essas obras da pesquisa exploratória com as obras da pesquisa bibliográfica. Foi realizada uma análise contrastiva entre três artigos, selecionados nas bases Scielo e Portal de Periódicos Capes, e a revisão de literatura sobre tema, com base nas seguintes categorias de análise: pontos em comum entre as obras e pontos relevantes à temática. A análise dos artigos evidenciou diversos pontos em comum no que diz respeito à importância do uso do computador como recurso didático, ao papel do professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem, à legislação vigente sobre o uso do computador na Educação Infantil e à necessidade da formação continuada para professores na área de tecnologia educativa.pt_BR
dc.format.medium363-384
dc.languageptpt_BR
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectUso do computadorpt_BR
dc.subject.classificationNível teórico
dc.titleO uso do computador na educação infantil: uma revisão de literatura
dc.typeArtigo
dc.terms.sourceBelo Horizonte
dc.terms.source7
dc.terms.source16
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p363-384
dc.identifier.urlhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23805
dc.terms.title@rquivo Brasileiro de Educação
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.