Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6145
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0002-0564-8290
Title: A dimensão política do grêmio estudantil nas produções científicas dos professores da rede estadual de ensino do Paraná
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
9
18
metadata.dc.format.medium: 80-99
Issue Date: 2021
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: O artigo tem como objetivo abordar sobre a dimensão política dos grêmios estudantis nos artigos produzidos pelos professores do Programa de Desenvolvimento Educacional do Estado do Paraná – (PDE/PR). O referencial teórico metodológico que orienta as reflexões é o Materialismo Histórico e Dialético, com a contribuição dos escritos do filósofo marxista italiano Antonio Gramsci. A coleta de dados foi realizada no acervo digital da Secretária do Estado de Educação do Estado do Paraná – (SEED/PR), no qual foram localizados 45 artigos, cujo objeto de pesquisa era o grêmio estudantil. Desses artigos, 04 aprofundaram as reflexões sobre a dimensão política dos grêmios. Estruturalmente o artigo está dividido em duas sessões: Na primeira discorre sobre a contribuição dos grêmios estudantis no processo de emancipação política e humana. Em seguida, analisa a dimensão política dos grêmios estudantis nas produções dos professores do PDE. Nas considerações finais, indica que a produção científica dos professores do PDE considera os grêmios como espaços políticos de formação, ressaltando a necessidade de os mesmos desenvolverem ações que contemplem os interesses coletivos.
Keywords: grêmio estudantil
dimensão política
participação estudantil
produções do PDE
Citation: BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona. A dimensão política do grêmio estudantil nas produções científicas dos professores da rede estadual de ensino do Paraná. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 9, n. 18, p. 80-99. 2021. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p80-99. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/26137. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2021v9n18p80-99
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/26137
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.