Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6144
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: MAURO, Giovanna de Campos
MAURO, Sergio
Title: Ensino, epidemias e história: como o estudo histórico tentou nos alertar sobre o eterno retorno dos acontecimentos
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
7
16
metadata.dc.format.medium: 344-362
Issue Date: 2019
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: A fundação das primeiras escolas jesuítas no Brasil apenas 49 anos depois de seu descobrimento não impediram que a difusão do ensino, mais especificamente, do ensino de história, ocorresse de forma tardia e lenta. É de se esperar, como consequência, que o seu povo não tenha afinidade com o estudo da disciplina iniciada por Heródoto, na Antiguidade Clássica. O presente artigo almeja, dessa forma, demonstrar como a falta de consciência histórica, herança da colonização de uma metrópole que não considerou a educação uma prioridade, se reflete no modo brasileiro de lidar com crises mundiais, nesse caso, com a atual pandemia causada pelo vírus COVID-19.
Keywords: História
Ensino
Marc Bloch
Memória
Brasil
Citation: MAURO, Giovanna de Campos; MAURO, Sergio. Ensino, epidemias e história: como o estudo histórico tentou nos alertar sobre o eterno retorno dos acontecimentos. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 344-362. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p344-362. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23046. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p344-362
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23046
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.