Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6144
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | MAURO, Giovanna de Campos MAURO, Sergio |
Title: | Ensino, epidemias e história: como o estudo histórico tentou nos alertar sobre o eterno retorno dos acontecimentos |
metadata.dc.terms.title: | @rquivo Brasileiro de Educação |
metadata.dc.terms.source: | Belo Horizonte 7 16 |
metadata.dc.format.medium: | 344-362 |
Issue Date: | 2019 |
ISSN: | 2318-7344 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | A fundação das primeiras escolas jesuítas no Brasil apenas 49 anos depois de seu descobrimento não impediram que a difusão do ensino, mais especificamente, do ensino de história, ocorresse de forma tardia e lenta. É de se esperar, como consequência, que o seu povo não tenha afinidade com o estudo da disciplina iniciada por Heródoto, na Antiguidade Clássica. O presente artigo almeja, dessa forma, demonstrar como a falta de consciência histórica, herança da colonização de uma metrópole que não considerou a educação uma prioridade, se reflete no modo brasileiro de lidar com crises mundiais, nesse caso, com a atual pandemia causada pelo vírus COVID-19. |
Keywords: | História Ensino Marc Bloch Memória Brasil |
Citation: | MAURO, Giovanna de Campos; MAURO, Sergio. Ensino, epidemias e história: como o estudo histórico tentou nos alertar sobre o eterno retorno dos acontecimentos. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 344-362. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p344-362. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23046. Acesso em: 2022-05-12 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p344-362 |
metadata.dc.identifier.url: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23046 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | @rquivo Brasileiro de Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.