Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6143
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTAVARES, José Newton Tomazzoni
dc.date.accessioned2022-05-12T21:02:16Z-
dc.date.available2022-05-12T21:02:16Z-
dc.date.issued2019
dc.identifier.citationTAVARES, José Newton Tomazzoni. Simón Rodríguez: educação e dependência epistemológica na América Latina. Ou inventamos, ou erramos. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 319-343. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p319-343. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23744. Acesso em: 2022-05-12
dc.identifier.issn2318-7344
dc.identifier.urihttp://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6143-
dc.description.abstractNo presente artigo procuramos mostrar a relação entre Simón Rodríguez, - educador venezuelano do século XIX – educação, capitalismo e dependência epistêmica na América Latina. Através dessa aproximação, queremos salientar que, apesar dos processos de independência do início do século XIX, a América Latina ainda vive uma profunda dependência econômica, política, social e cultural que a impede de construir uma sociabilidade própria. Tal sociabilidade original era a questão central do pensamento de Simón Rodríguez. Para o educador venezuelano, a América Latina só poderia trilhar caminho próprio se, entre outras coisas, construísse uma via original no que tange ao processo de conhecimento. Buscamos, também, contribuir para o debate estabelecido na América Latina, desde os anos de 1960, sob a égide da Teoria Marxista da Dependência, e interrompido pelas várias Ditaduras, sobre a dependência econômica, cultural, política e social dos países latino-americanos. Dependência, hoje, traduzida sob o império do neoliberalismo.pt_BR
dc.format.medium319-343
dc.languageptpt_BR
dc.subjectSimón Rodríguezpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectAmérica Latinapt_BR
dc.subject.classificationNível teórico
dc.titleSimón Rodríguez: educação e dependência epistemológica na América Latina. Ou inventamos, ou erramos
dc.typeArtigo
dc.terms.sourceBelo Horizonte
dc.terms.source7
dc.terms.source16
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p319-343
dc.identifier.urlhttp://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23744
dc.terms.title@rquivo Brasileiro de Educação
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.