Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6142
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: MACEDO, Yuri Miguel
NUNES, Elna Lacerda Machado
BENEVIDES, Silvia Lúcia Lopes
metadata.dc.creator.orcid: https://orcid.org/0000-0003-0926-6553
Title: Libras: desafios e possibilidade para a implantação do currículo da educação básica, da rede regular de ensino de Uibaí
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
7
16
metadata.dc.format.medium: 301-318
Issue Date: 2019
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: A finalidade desta pesquisa é refletir sobre como implantar o ensino de LIBRAS no currículo do Ensino Fundamental da Educação básica das escolas regulares da rede municipal de ensino de Uibaí. Parte de um histórico sobre a educação de surdos e a atual política de educação fundamentada na inclusão dos surdos na escola comum e apresenta os principais Projetos de Lei (PL), da Câmara e do Senado, chamando a atenção para a importância da Base Nacional Comum Curricular e o currículo local. Dentro deste conjunto, indica o uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras como disciplina obrigatória, para beneficiar a educação e a inclusão dos alunos surdos no espaço escolar. Utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, em uma abordagem qualitativa. A pesquisa conclui que a inclusão da disciplina de Libras no âmbito da Educação Básica é de suma importância para sua aquisição pelos ouvintes e ainda ressalta a seriedade de uma inclusão real do surdo no ambiente escolar.
Keywords: Libras
Políticas públicas
Currículo
Citation: MACEDO, Yuri Miguel; NUNES, Elna Lacerda Machado; BENEVIDES, Silvia Lúcia Lopes. Libras: desafios e possibilidade para a implantação do currículo da educação básica, da rede regular de ensino de Uibaí. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 301-318. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p301-318. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23022. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p301-318
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23022
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.