Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6142
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | MACEDO, Yuri Miguel NUNES, Elna Lacerda Machado BENEVIDES, Silvia Lúcia Lopes |
metadata.dc.creator.orcid: | https://orcid.org/0000-0003-0926-6553 |
Title: | Libras: desafios e possibilidade para a implantação do currículo da educação básica, da rede regular de ensino de Uibaí |
metadata.dc.terms.title: | @rquivo Brasileiro de Educação |
metadata.dc.terms.source: | Belo Horizonte 7 16 |
metadata.dc.format.medium: | 301-318 |
Issue Date: | 2019 |
ISSN: | 2318-7344 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | A finalidade desta pesquisa é refletir sobre como implantar o ensino de LIBRAS no currículo do Ensino Fundamental da Educação básica das escolas regulares da rede municipal de ensino de Uibaí. Parte de um histórico sobre a educação de surdos e a atual política de educação fundamentada na inclusão dos surdos na escola comum e apresenta os principais Projetos de Lei (PL), da Câmara e do Senado, chamando a atenção para a importância da Base Nacional Comum Curricular e o currículo local. Dentro deste conjunto, indica o uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras como disciplina obrigatória, para beneficiar a educação e a inclusão dos alunos surdos no espaço escolar. Utilizou-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e de campo, em uma abordagem qualitativa. A pesquisa conclui que a inclusão da disciplina de Libras no âmbito da Educação Básica é de suma importância para sua aquisição pelos ouvintes e ainda ressalta a seriedade de uma inclusão real do surdo no ambiente escolar. |
Keywords: | Libras Políticas públicas Currículo |
Citation: | MACEDO, Yuri Miguel; NUNES, Elna Lacerda Machado; BENEVIDES, Silvia Lúcia Lopes. Libras: desafios e possibilidade para a implantação do currículo da educação básica, da rede regular de ensino de Uibaí. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 301-318. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p301-318. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23022. Acesso em: 2022-05-12 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p301-318 |
metadata.dc.identifier.url: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23022 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | @rquivo Brasileiro de Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.