Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6141
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: GONÇALVES, Alanson
Title: A capoeira enquanto cultura e práxis educativa
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
7
16
metadata.dc.format.medium: 284-300
Issue Date: 2019
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este artigo, realiza uma análise da Capoeira como Cultura e Práxis Educativa, a partir de quatro elementos, tomados como fundantes na capoeira que são: corporeidade, musicalidade, ritualidade e ancestralidade. Tomando estes quatro elementos fundantes como instâncias formativas e fonte de conhecimento, é realizado uma analise de como eles são transmitidos aos capoeiristas mais novos, a partir de um estudo comparado entre os estilos de capoeira Angola e Regional. Dito isso, percebemos a riqueza dos saberes e processos de aprendizagens, que estão por traz e se fazem necessários na formação do capoeirista para construção de sua identidade e sua formação enquanto Ser no mundo. Reconhecendo assim, as características fundamentais da capoeira, enquanto cultura e práxis educativas, contribuindo com a discussão entorno da cultura afro-brasileira, da Educação e do Patrimônio Cultural.
Keywords: Capoeira
Educação
Cultura
Práxis educativa
Citation: GONÇALVES, Alanson. A capoeira enquanto cultura e práxis educativa. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 284-300. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p284-300. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23011. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p284-300
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/23011
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.