Please use this identifier to cite or link to this item:
http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6138
metadata.dc.type: | Artigo |
metadata.dc.creator: | FERREIRA, José Heleno |
Title: | Tempo integral e educação integral |
metadata.dc.terms.title: | @rquivo Brasileiro de Educação |
metadata.dc.terms.source: | Belo Horizonte 7 16 |
metadata.dc.format.medium: | 219-239 |
Issue Date: | 2019 |
ISSN: | 2318-7344 |
metadata.dc.language: | pt |
Abstract: | Este artigo tem como tema as políticas de educação em tempo integral, discutindo os conceitos educação integral e educação em tempo integral, explicitando as diferenças entre os mesmos. Busca-se analisar os processos de implementação de uma política de tempo integral na educação brasileira, evidenciado a importância de que esse processo seja orientado por princípios que privilegiem a formação humana de forma integral e o combate às desigualdades sociais. Tem-se como principal referência para tal análise a obra do educador brasileiro Paulo Freire, além de documentos oficiais e da legislação pertinente à questão. Para uma análise empírica do contexto em que este debate se coloca no país, toma-se como referência os caminhos e descaminhos do Programa Mais Educação e Novo Mais Educação, além da emergência de movimentos tais como Escola sem Partido. A análise que se faz corrobora a afirmação quanto à necessidade de uma educação integral, que considere os seres humanos na sua integralidade e integridade. |
Keywords: | Educação integral Tempo integral Formação humana |
Citation: | FERREIRA, José Heleno. Tempo integral e educação integral. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 219-239. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p219-239. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22741. Acesso em: 2022-05-12 |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p219-239 |
metadata.dc.identifier.url: | http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22741 |
metadata.dc.subject.classification: | Nível teórico |
Appears in Collections: | @rquivo Brasileiro de Educação |
Files in This Item:
There are no files associated with this item.
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.