Please use this identifier to cite or link to this item: http://edubase.sbu.unicamp.br:8080/jspui/handle/EDBASE/6138
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.creator: FERREIRA, José Heleno
Title: Tempo integral e educação integral
metadata.dc.terms.title: @rquivo Brasileiro de Educação
metadata.dc.terms.source: Belo Horizonte
7
16
metadata.dc.format.medium: 219-239
Issue Date: 2019
ISSN: 2318-7344
metadata.dc.language: pt
Abstract: Este artigo tem como tema as políticas de educação em tempo integral, discutindo os conceitos educação integral e educação em tempo integral, explicitando as diferenças entre os mesmos. Busca-se analisar os processos de implementação de uma política de tempo integral na educação brasileira, evidenciado a importância de que esse processo seja orientado por princípios que privilegiem a formação humana de forma integral e o combate às desigualdades sociais. Tem-se como principal referência para tal análise a obra do educador brasileiro Paulo Freire, além de documentos oficiais e da legislação pertinente à questão. Para uma análise empírica do contexto em que este debate se coloca no país, toma-se como referência os caminhos e descaminhos do Programa Mais Educação e Novo Mais Educação, além da emergência de movimentos tais como Escola sem Partido. A análise que se faz corrobora a afirmação quanto à necessidade de uma educação integral, que considere os seres humanos na sua integralidade e integridade.
Keywords: Educação integral
Tempo integral
Formação humana
Citation: FERREIRA, José Heleno. Tempo integral e educação integral. @rquivo Brasileiro de Educação, Belo Horizonte, v. 7, n. 16, p. 219-239. 2019. https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p219-239. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22741. Acesso em: 2022-05-12
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.5752/P.2318-7344.2019v7n16p219-239
metadata.dc.identifier.url: http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/22741
metadata.dc.subject.classification: Nível teórico
Appears in Collections:@rquivo Brasileiro de Educação

Files in This Item:
There are no files associated with this item.


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.